Avaliação Interna

  • Autoavaliação do agrupamento

    Referências legislativas Lei n.º 31/2002, de 20.12

    “A avaliação de Escola é um processo que se reveste de enorme complexidade porque se, por um lado, é sempre um ato inacabado (devido à constante mutação da Escola), por outro lado, é sempre um ato interpretativo que resulta de diferentes olhares que se podem ter sobre a Escola, decorrentes dos referenciais utilizados, cada um privilegiando uma determinada perspetiva. Neste sentido, em qualquer proposta de avaliação é fundamental a definição do ponto de vista para que se possa conhecer o

    fim da avaliação, a razão por que se avalia, e em referência a quê o objeto é avaliado.” (Correia, 2010)

    De acordo com o Decreto-Lei nº 31/2002, artigo 6.º, “A autoavaliação tem carácter obrigatório, desenvolve-se em permanência, conta com o apoio da administração educativa…”. Mais especificamente, a sua alínea a) refere a análise ao “Grau de concretização do projeto educativo e modo como se prepara e concretiza a educação, o ensino e as aprendizagens das crianças e alunos, tendo em conta as suas características específicas”.

    O Projeto Educativo do Agrupamento e o seu contrato de autonomia têm como objetivo principal fazer com que o agrupamento garanta um serviço público de educação eficaz e de qualidade e criar condições para a promoção do sucesso escolar, melhorando qualidade do percurso educativo e dos resultados escolares tanto na avaliação externa como interna.

    A autoavaliação do agrupamento de escolas de fragoso tem sido efetuada com base  no Quadro de Referência da APAR e no quadro de referência do IGEC

    QUADRO DE REFERÊNCIA

    1. Processos de liderança

    1.1. Visão estratégica / coerência

    1.2. Motivação e empenho

    1.3. Abertura à inovação

    1.4. Relações

    2. Organização e gestão

    2.1. Infraestruturas

    2.2. Gestão dos recursos humanos

    2.3. Gestão dos recursos materiais e financeiros

    2.4. Conceção, planeamento e desenvolvimento da atividade

    2.5. Escola de todos para todos

    3. Desenvolvimento curricular

    3.1. Escola como lugar de aprendizagem dos alunos

    3.2. Escola como lugar de aprendizagem da restante comunidade educativa

    4. Relações com o exterior

    4.1. Família

    4.2. Organismos públicos e/ou privados

    4.3. Instituições do ensino superior

    4.4. Mundo do trabalho

    5. Resultados

    5.1 Sucesso académico

    5.2. Desenvolvimento pessoal e social

    5.3. Comportamento e disciplina

    5.4. Valorização das aprendizagens

    5.5. Destinos dos alunos

    QUADRO DE REFERÊNCIA DO IGEC PARA A AVALIAÇÃO DE ESCOLAS E AGRUPAMENTOS

    I - Os cinco domínios

    1. Resultados

    2. Prestação do serviço educativo

    3. Organização e gestão escolar

    4. Liderança

    5. Capacidade de auto-regulação e melhoria da escola

    II - Factores que contribuem para estes domínios

    1. Resultados

    1.1 Sucesso académico

    1.2 Participação e desenvolvimento cívico

    1.3 Comportamento e disciplina

    1.4 Valorização e impacto das aprendizagens

    2. Prestação do serviço educativo

    2.1 Articulação e sequencialidade

    2.2 Acompanhamento da prática lectiva em sala de aula

    2.3 Diferenciação e apoios

    2.4 Abrangência do currículo e valorização dos saberes e da aprendizagem

    3. Organização e gestão escolar

    3.1 Concepção, planeamento e desenvolvimento da actividade

    3.2 Gestão dos recursos humanos

    3.3 Gestão dos recursos materiais e financeiros

    3.4 Participação dos pais e outros elementos da comunidade educativa

    3.5 Equidade e justiça

    4. Liderança

    4.1 Visão e estratégia

    4.2 Motivação e empenho

    4.3 Abertura à inovação

    4.4 Parcerias, protocolos e projectos

    5. Capacidade de auto-regulação e melhoria da escola

    5.1 Auto-avaliação

    5.2 Sustentabilidade do progresso

    Constituição da Equipa de autoavaliação do Agrupamento

    Ana Araújo

    Armando Dias

    Clara Neiva

    Emília Amorim

    Isabel Rodrigues

    José Manuel Reis

    Maria Couto

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