SPO – Serviços de Psicologia e Orientação
CONTACTOS
- email spo.avef@gmail.com
- através do Diretor/a de Turma ou Professor/a Titular
COMPETÊNCIAS
Os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO), criados pelo Decreto-Lei n.º 190/91, de 17 de maio, são uma estrutura especializada de apoio e orientação educativa, integrados na rede escolar, que desenvolvem a sua ação em escolas.
Áreas de Intervenção
. Psicológica e Psicopedagógica: presta apoio de natureza psicológica e psicopedagógica a alunos/as (a nível individual ou em grupo), professores/as, pais e encarregados/as de educação, no contexto das atividades educativas, tendo em vista o sucesso escolar e o bem-estar psicoafetivo. Implica avaliação, diagnóstico e estabelecimento de estratégias de intervenção adequadas a cada caso.
. Orientação Escolar e Profissional: desenvolve atividades de caráter informativo, exploratório e avaliativo dos/as alunos/as que incluem a realização de provas de interesses e aptidões profissionais. Visa facilitar o desenvolvimento vocacional do/a jovem e apoiá-lo/a e orientá-lo/a no processo de tomada de decisão e planeamento do seu percurso escolar e profissional.
Nota: Os/as profissionais dos Serviços de Psicologia e Orientação respeitam, na sua prática, as normas éticas e deontológicas internacionalmente aceites para as suas funções, nomeadamente, a salvaguarda da privacidade dos/as alunos/as e das suas famílias, da sua cultura, do seu melhor interesse e o respeito pelas decisões dos/as alunos/as e suas famílias
INFORMAÇÕES
COVID-19
- Recomendações para Pais e Educadores de Infância
- Recomendações para pais divorciados ou separados
- Famílias em isolamento durante a pandemia
- Como explicar a uma criança a importância das medidas de distanciamento social e isolamento
- Como promover a saúde mental das crianças e jovens em fase de pandemia
- Ajudar as Crianças a lidar com o stress durante o surto
- Estudar em tempo de pandemia
- Cyberbullying e Segurança Online – Recomendações para Pais, Cuidadores e Professores
- Motivação Jovem em tempo de pandemia – Recomendações para Jovens em casa