Clube Jovens Promotores de Saúde

ResponsáveisHorário
Elisa Neiva
Fernanda Cunha
quinta-feira 16:30-18:00

Outubro Rosa no AVEF

Outubro é anualmente invadido pela cor rosa (Outubro Rosa), uma iniciativa da Liga Portuguesa Contra o cancro (LPCC), cujo objetivo é consciencializar para a prevenção e importância do diagnóstico precoce do cancro da mama.
É importante falar desta doença porque é o cancro mais comum na mulher portuguesa afetando a pessoa diagnosticada mas também a sua família e amigos. Por ano são afetadas por esta doença cerca de 7000 pessoas.
Como vem sendo habitual, o nosso agrupamento associou-se a esta iniciativa, desenvolvendo várias atividades. “Mexe-te pela tua saúde”: atividade realizada no dia 19 de outubro, às 18h00, no pavilhão, um convite à prática do exercício físico lançado a toda a comunidade educativa, sensibilizando para a importância da atividade física e da alimentação saudável na prevenção do cancro da mama.

  • AVEF veste Rosa: no dia 25 de outubro, o agrupamento “vestiu-se” de rosa, na decoração, nos adereços e roupa, lembrando, desta forma, o dia Nacional da Luta Contra o Cancro da Mama, que se comemora a 30 de outubro.
  • Campanha de angariação de fundos para a LPCC, sendo colocados à disposição da comunidade educativa diversos produtos, cuja receita reverteu para a Liga.

Durante todo o mês de outubro a cor rosa dominou os principais espaços das escolas do agrupamento, promoveram-se momentos de sensibilização e educação para as datas assinaladas neste mês (15 de outubro – Dia Mundial da Saúde da Mama e 30 de outubro – Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama) e foram distribuídos lacinhos cor-de-rosa por toda a comunidade envolvendo desta forma as famílias que, mais uma vez, contribuíram de forma muito generosa

AVEF RECEBE PRÉMIO DE PARTICIPAÇÃO NO OUTUBRO ROSA

Inserido no mês “Outubro Rosa/Onda Rosa”, o agrupamento entregou 2419,45 euros à Delegação de Barcelos da Liga Portuguesa Contra o Cancro, obtidos, principalmente, com a campanha dos lacinhos rosa, realizada em todos os Jardins de Infância e escolas do 1.º ciclo.
Além deste valor, foram ainda entregues na delegação do Norte (Porto) 505 euros provenientes das vendas de material fornecido pela liga e pelo clube Arco-Íris do agrupamento na escola sede.


O grupo de Jovens Promotores de Saúde terminou no ano letivo 2019/2020 o 3.º ano e, por isso, finalizaram mais um ciclo deste projeto no nosso agrupamento. Os alunos desenvolveram um projeto no 2.º e 3.º ano e fizeram um trabalho sobre o “Sono” ou a falta de descanso dos alunos nos três ciclos de ensino. A recolha de informação foi feita no ano letivo 2018/2019 e o tratamento dos dados foi feito no ano letivo transato. Este clube é acompanhado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, que reúne mensalmente com os alunos acompanhando, assim, o trabalho desenvolvido ao longo do ano. Os alunos prepararam um filme com o trabalho sobre o “Sono” para apresentarem aos Pais/EE, alunos e professores que pode visualizar a seguir.
No ano letivo que agora se inicia pretende-se arrancar com novo grupo de alunos do 7.º ano, que se manterão ligados ao projeto durante os próximos 3 anos.