Clube de Atualidades, Jornalismo e Fotografia

ResponsáveisHorário
José Reis
Otávio Tomás
Rosária Couto
quinta feira 16:30 – 18:00

DESFILE ECOLÓGICO

No dia 1 de junho, pelas 10 h da manhã, decorreu um desfile ecológico, atividade que surgiu no âmbito do projeto desenvolvido em Cidadania e Desenvolvimento, relacionado com as preocupações ambientais, e como resposta ao convite da Câmara Municipal de Barcelos para concorrer com 10 representantes do nosso agrupamento no desfile previsto pela edilidade.
Estas preocupações ambientais estendem-se cada vez mais ao vestuário. A moda ecológica preocupa-se em criar peças que utilizem matérias amigas do ambiente. Com o projeto do desfile ecológico pretende-se o desenvolvimento do espírito crítico e sustentável na escolha e reutilização de roupas, podendo aliar criatividade e reutilização, dando uma nova vida aos resíduos.
Este desfile, repleto de criações fantásticas e carregadas de criatividade, mostrou ainda a importância de passar das palavras aos atos, pois o planeta precisa de ações, necessita de mais gestos que olhem pela sustentabilidade e que nos levem a um futuro mais ecológico.
Desfilaram alunos do pré-escolar (Balugães, Durrães, Fragoso, Palme), 1ºciclo (Aldreu, Durrães, Fragoso), e todas as turmas do 2.º e 3.º ciclos, vestindo fatos confecionado com materiais reciclados/reutilizados (sacos de plástico, tampas de garrafa, garrafões e garrafas de água ou sumo, rolos de papel, rolhas de cortiça, cápsulas de café, embalagens de iogurte, pacotes de leite e sumo, cds, desperdícios de malhas têxteis, brinquedos já estragados, roupas antigas que já não eram utilizadas), sendo usadas as técnicas da costura (manual ou à máquina), colagem, recorte e pintura.
Certamente que este desfile nos incentivou a todos a repensar a nossa forma de consumo e a ver a reutilização como uma oportunidade para poupar recursos naturais, na medida em que a indústria têxtil é considerada uma das mais poluentes desde a produção, fabrico, transporte e uso. Na verdade, está nas nossas mãos fazer algo para diminuir a poluição e dar asas à nossa imaginação para recriar novas peças, pois “Criar é acima de tudo dar substância ideal ao que existe” (Emiliano Di Cavalcanti).
Este desfile, marcado neste dia para comemorar o Dia Mundial da Criança, teve também como objetivo selecionar os modelos que irão representar o nosso Agrupamento no Desfile Ecológico organizado pela Câmara Municipal de Barcelos, que decorrerá na próxima segunda-feira, dia 6 de junho.
O júri foi composto pelo sr. presidente da junta da freguesia de Fragoso (José Batista), o sr. Diretor (prof. Amorim), uma representante dos alunos (Beatriz Castro), uma ex. aluna que é designer de moda (Rita Sá), a sra. Graça Ferreira, representante dos pais no conselho geral, as professoras Laurinda Lopes, Herondina Salgueiro, Isabel Forte, Isabel Rodrigues e Manuela Gonçalves, e ainda a D. Filipa, representando o pessoal não docente.
A tarefa do júri não foi fácil elegendo, depois de muita reflexão, os seguintes alunos e seus fatos: Rodrigo Teixeira e André Francisco Teixeira (Pré-escolar de Palme); Margarida Carvalho, Afonso Faria, Miguel Carvalho (1º Ciclo Fragoso) e Eva Ribeiro (1º ciclo Aldreu); Ana Rolo e Sofia Martins (2º Ciclo); Lara Roque e Flora Maciel (3º ciclo).
Parabéns a todos os participantes pela enorme criatividade.