Clube eTwinning/Erasmus+

ResponsávelHorário
Carla Alves
terça-feira 16:30-18:00

Siga-nos 

FACEBOOK 

BLOGGER 

Selo Nacional de Qualidade eTwinning

Atribuído ao projeto All Together Now: Juntos Somos Mais Fortes!

O qual foi dinamizado ao longo do ano letivo de 2020/2021, pelo Clube eTwinning/Erasmus + da escola, tendo como tema central o Desenvolvimento Sustentável e contando com a participação de várias escolas europeias, nomeadamente uma escola Espanhola, uma escola Italiana, uma escola da Croácia e, desde logo, a escola Portuguesa (de Vila de Conde) com a qual criamos/fundamos o projeto.

O projeto contou, também, com a colaboração de vários professores da nossa escola, através das “conexões” estabelecidas, no seio da nossa comunidade escolar, procurando-se “articular” os pressupostos inerentes a este projeto/clube com a(o)s inúmera(o)s atividades didáticas/projetos levados a cabo no agrupamento.

O Selo Nacional de Qualidade é o reconhecimento do “elevado nível das atividades eTwinning” desenvolvidas, sendo, ainda, uma “afirmação pública da dedicação da escola na qualidade e abertura do trabalho colaborativo europeu”. Este é concedido pela Organização Nacional de Apoio (NOS) e rege-se por critérios pré-estabelecidos,  com base na Inovação Pedagógica, na Integração Curricular, na Colaboração entre escolas parceiras, na Utilização das Tecnologias e nos Resultados, impacto e documentação.

Relembramos que a(o) nossa(o) escola/agrupamento havia já obtido 2 Selos Nacionais de Qualidade e 2 Selos Europeus de Qualidade, em 2 projetos distintos, criados e coordenados por nós, e em concreto com os projetos Intercultural Mosaic (ano letivo de 2014/2015) e Generating fYouture/eTwCitizen16 (ano letivo de 2016/2017).

O projeto eTwinning foi lançado em 2005, como a principal ação do Programa de eLearning da Comissão Europeia, fazendo parte, desde janeiro de 2014, do Erasmus+, o Programa Europeu para a Educação, Formação, Juventude e Desporto.

A(o) nossa(o) escola/agrupamento participa ativamente no eTwinning desde 2009.

Obrigada a todos os alunos/professores envolvidos na dinamização deste projeto!

Carla Alves

(Professora responsável pelo Clube eTwinning/Erasmus +)  


VISITA DE ESTUDO

Cumprindo todas as regras de segurança, relativamente à COVID-19, os alunos do Clube eTwinning/Erasmus +, conjuntamente com os alunos do Clube É-Te=Igual?, realizaram uma visita de estudo a Vila do Conde, no dia 23 de junho de 2021.

Os alunos foram acompanhados pelas professoras responsáveis por estes dois clubes, Carla Alves e Elisa Cruz, em concreto, e pela professora de Ciências Naturais, Isabel Lima – uma vez que foram desenvolvidas atividades, em comum, por estas professoras, no presente ano letivo, no âmbito do Projeto eTwinning em curso.

Os alunos visitaram, da parte da manhã, a Alfândega Régia | Nau Quinhentista | Casa do Barco e o Museu das Rendas de Bilros e, à tarde, o Centro de Memória de Vila do Conde e a Casa Museu José Régio.

Houve, ainda, oportunidade para um pequeno passeio pedonal pela Frente Atlântica (património natural), ficando a conhecer o Forte do S. João Baptista (Séc. XVI) e a Capela de Nossa Senhora da Guia, e pela zona do estuário da foz do Rio Ave.

JOSÉ RÉGIO

Uma visita bem-merecida por este grupo de alunos que, ao longo do ano, frequentaram, com entusiasmo e dedicação, estes dois clubes.

Carla Alves


MISSÃO CUMPRIDA

Chegamos a bom porto! Neste que foi um ano (letivo) com inúmeros desafios face aos, constantes, “imprevistos” despoletados pela atual crise pandémica (COVID-19). Contornamos obstáculos, saltamos barreiras, redefinimos o percurso inicialmente traçado, vezes sem conta, …

Estabelecemos “conexões” no seio da nossa comunidade escolar, procurando articular os pressupostos inerentes a este projeto/clube com a(o)s inúmera(o)s, e riquíssima(o)s, atividades didáticas/projetos que foram levados a cabo no agrupamento.

Colaboramos com os alunos/professores das escolas europeias com quem dinamizamos este projeto, partilhando as nossas ideias, sugerindo propostas de trabalho, (re)orientando o rumo do nosso barco …

Aprendemos a pesquisar/selecionar informação e a usar uma grande diversidade de ferramentas digitais para criarmos/apresentarmos os trabalhos criados. Ficamos a conhecer, através dos trabalhos apresentados pelas restantes equipas europeias, novas formas de “tratamento da informação”/do conhecimento a veicular, entre outros.

Ficaram “planos” por cumprir, ideias/projetos por realizar, porque o tempo foi escasso (45m semanais) e, também, porque “sonhamos” demais. Gostaríamos de ter usado o Scratch para apresentarmos as espécies em risco de extinção na Península Ibérica; de ter realizado uma entrevista ao ator, músico e ativista ambiental, Aidan Gallagher; de termos criado um mural, com objetos e materiais recicláveis, que iríamos expor no átrio da escola … Ficam as ideias no ar! Voltaremos, no próximo ano, para as podermos concretizar!

Queremos, contudo, partilhar convosco, alguns dos resultados das nossas pesquisas, porque o futuro do planeta depende de todos nós. Urge a necessidade de protegermos o meio ambiente, preservarmos a biodiversidade e de promovermos, junto de todos, o uso responsável dos recursos naturais.

United Nations Secretary-General António Guterres meeting with UNEP Ambassador Aidan Gallagher

BORDALO II

GRANDE ENTREVISTA

Bordalo II|Ep. 2928 Ago. 2019 | temporada 12

Clique para assistir

AGRADECEMOS A COLABORAÇÃO DOS COLEGAS DE ESCOLA

SEMANA EUROPEIA DA PREVENÇÃO DOS RESÍDUOS
Elisa Cruz, Sílvia Azevedo (Clube É-Te=Igual)
Rosária Couto (Cidadania e Desenvolvimento)

EVENTO ONLINE – A VIAGEM DO NOSSO LIXO!
KAHOOT/SURVEY

Isabel Lima (Ciências Naturais)

PROJETO ENERGIA RENOVÁVEIS
Ana Braz (EVT)
Elsa Lopes (EVT)

PROJETO DAC – 6.º ANO – NEIVA, UM RIO QUE CORRE
Jorge Silva (Ciências Naturais)
IRIS – Associação Nacional de Ambiente

Cristina Viana (Português)
Fernanda/Faria (EVT)

Bruna Costa (CeD)

Voltaremos, com novas ideias e projetos! Até breve!
Ana Fernandes (7.º C)
Ana Barbosa (8.º A)
Beatriz Júnior (8.º A)
Inês Vieira (8.º A)
Lara Carvalho (8.º A)
Rodrigo Figueiredo (8.ºC)
Fatima Maciel (9.ºB)

Carla Alves

Clube eTwinning/Erasmus + (2020-2021)


eBOOK

Aqui vos deixamos o nosso livro digital, o produto final do nosso projeto, onde poderão encontrar os trabalhos realizados pelos elementos das diferentes equipas constituintes do projeto.

Esta foi, sem dúvida, uma experiência fantástica!

Carla Alves


GETTING FEEDBACK FROM THE STUDENTS

AVALIAÇÃO DO PROJETO

A avaliação do projeto foi feita, pelos alunos das diferentes equipas europeias, com recurso ao Mentimeter.

As questões foram elaboradas, conjuntamente, pelas professoras das 3 escolas, atualmente, em dinamização do projeto, nomeadamente a nossa escola (Clube eTwinning/Erasmus +), a Escola de Frei João de Vila do Conde e a Escola IES VAL DO TEA (Pontevedra – Espanha).

Todos os alunos da nossa escola, envolvidos na dinamização do projeto, participaram nesta atividade, a qual foi realizada em contexto de sala de aula.

Clube eTwinning/ Erasmus+

“Eu acho que este projeto foi muito interessante e também acho que este tipo de projetos são necessários para termos consciência destes problemas, ajudando-nos a conhecê-los melhor para podermos intervir, ativamente, para preservarmos e salvarmos o nosso planeta.
Este tipo de projetos fazem-nos ter uma visão mais “realista” dos problemas ambientais, obrigando-nos a refletir e encorajando-nos a adotar comportamentos proactivos que nos irão ajudar a construir, no futuro, um planeta mais sustentável.
Gostei muito de participar neste projeto”
Inês Vieira (8.ºA) / Clube eTwinning/ Erasmus+

Carla Alves


ONLINE MEETING

Os alunos do Clube eTwinning/Erasmus + tiveram a oportunidade de se despedir, pessoalmente, dos seus colegas europeus, no decorrer do evento online levado a cabo no dia 16 de junho de 2021.

Esta foi uma oportunidade “única” para o fomento da competência comunicativa, em línguas estrangeiras, num contexto real de comunicação.

Os alunos do clube, assim como os restantes alunos envolvidos na dinamização do projeto eTwinning do presente ano, participaram, também, no evento online organizado em dezembro, por forma a expressarem os seus Votos de Natal e, desde logo, estabelecerem comunicação com os seus colegas europeus.

Evento Online
16 de junho de 2021

Carla Alves


EVENTO ONLINE – A VIAGEM DO NOSSO LIXO!

EVENTO ONLINE

“A viagem do nosso lixo!”

Os alunos do Clube eTwinning/Erasmus + participaram num evento online, no dia 15 de junho de 2021, subordinado ao tema “A viagem do nosso lixo!”, tendo este sido conduzido pela formadora do Centro de Monotorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo, Gracinda Barbosa.

O evento teve como objetivo primordial dar a conhecer o sistema de tratamento e gestão de resíduos sólidos urbanos, no concelho de Viana do Castelo, tendo este sido organizado pela professora Isabel Lima (CN), em articulação com este clube e dado que, no presente ano letivo, tem colaborado na dinamização/realização, conjunta, de algumas atividades, uma vez que os temas a abordar, no âmbito do projeto eTwinning em curso, se enquadram nos seus conteúdos programáticos, existindo, também, a possibilidade de “exploração” dos mesmos, junto das turmas A e B do 8.º ano de escolaridade, as quais “partilha”, em “comum”, com a professora responsável por este clube.

Foi uma experiência deveras enriquecedora – a qual possibilitou aos alunos a aquisição de novos conhecimentos e o aprofundamento de questões/tópicos já abordados anteriormente (em contextos diversificados).

Agradecemos a disponibilidade da formadora Gracinda Barbosa!

Aguardamos, expectantes, uma nova oportunidade!


Carla Alves

KAHOOT/SURVEYS

Os alunos do Clube eTwinning/Erasmus + e os alunos das turmas A e B do 8.º ano de escolaridade e da turma B do 9.º ano de escolaridade, tiveram a oportunidade de jogar, em contexto de sala de aula, os “Kahoots” criados pela equipa Espanhola e pela equipa Portuguesa do Agrupamento de Escolas de Frei João de Vila do Conde.

Participaram, também, no preenchimento dos Questionários/Surveys elaborados pelas equipas acima referenciadas.

Estava, inicialmente, prevista a nossa participação na criação dos Kahoots e Surveys, tendo a Professora Isabel Lima (CN) aderido a esta iniciativa e dado início, conjuntamente com os alunos, à elaboração das perguntas/questões a constarem nos mesmos. Contudo, e por razões de “gestão de tempo”, entre outras, a atividade não foi concluída (tradução das questões, por parte dos alunos).

Foi, contudo, uma excelente experiência! À qual “regressaremos” num próximo projeto!

KAHOOT
SURVEYS

Carla Alves


eTwinning e Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória

A nossa escola convidou, uma vez mais, a professora/formadora Teresa Lacerda, Coordenadora do Serviço Nacional eTwinning, para a realização de uma Ação de Curta Duração, subordinada ao tema “eTwinning e Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória” – a qual decorreu, em regime online, na plataforma ZOOM da Direção-Geral de Educação, nos dias 19 e 20 de Abril de 2021.

A ação contou com a presença de um número significativo de professores, quer da nossa escola, quer do Agrupamento de Escolas de Frei João de Vila do Conde (com quem nos encontramos a dinamizar/coordenar o projeto eTwinning All Together Now: Juntos Somos mais fortes), a par de colegas de outras escolas que, gentilmente, aderiram ao nosso convite.

Agradecemos a sempre-pronta disponibilidade da Teresa Lacerda para a concretização destes inspiradores momentos de partilha e reflexão.
Agradecemos a recetividade de todos os colegas envolvidos.

Até uma próxima oportunidade!
Que esta seja Presencial, por todos os motivos …

eTwinning

Carla Alves


TWINSPACE FORUMS

Foram criados (no TwinSpace do projeto) diversos fóruns alusivos aos temas em debate, por forma a envolver os alunos na discussão, conjunta, sobre os mesmos, tendo-se disponibilizado uma série de recursos didáticos de “apoio”/”suporte” às atividades pretendidas.

Os alunos do Clube eTwinning/Erasmus +, assim como os das turmas A e B do 8.º ano de escolaridade e turma B do 9.º ano de escolaridade, participaram ativamente em todas as discussões, sendo este o meio/espaço “privilegiado” para o fomento da interatividade entre os elementos das diferentes equipas, estimulando-se, assim, o Pensamento Crítico, a Criatividade, a Colaboração e a Comunicação (incrementando/promovendo o uso da competência comunicativa em línguas e, nomeadamente, na língua inglesa).

Ainda neste âmbito, os alunos pesquisaram/selecionaram canções (língua inglesa) relacionadas com os tópicos em estudo/análise, tendo estas sido analisadas/exploradas, nas aulas, e partilhadas nos diferentes fóruns.

Recorreu-se, uma vez mais, ao AnswerGarden, para o registo/apropriação de vocabulário técnico/específico, partilhando-se o mesmo nos fóruns, visando a (co)construção de recursos didáticos.

De salientar que os temas abordados se encontram devidamente articulados com os conteúdos programáticos em estudo, tendo esta atividade sido inserida nas respetivas unidades temáticas lecionadas.

Os alunos visualizaram, na íntegra, o filme KISS THE GROUND, tendo este sido partilhado no TwinSpace do projeto, dada a relevância dos assuntos aí abordados.

Kiss the Ground – Official Movie Trailer (2020)

Carla Alves


APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES E INÍCIO DA CRIAÇÃO DOS LOGÓTIPOS

Os elementos das diferentes equipas/dos países integrantes do projeto, deram início às suas apresentações pessoais, tendo estas sido realizadas em diferentes meios: TwinSpace do projeto (contando com a edição dos respetivos perfis), PADLET, e, até mesmo, no caso dos professores, com a presença numa reunião online, para a partilha de ideias/discussão das atividades a promover, tendo esta contado com um número significativo de intervenientes.

OS NOSSOS PERFIS NO TWINSPACE DO PROJETO

O NOSSO PADLET

Os alunos deram asas à sua imaginação, criando logótipos inerentes às temáticas em foco, procedendo-se à seleção/votação do logótipo a integrar a “capa” do projeto.

Carla Alves


FOOD FOR THOUGHT!

Não podemos ficar indiferentes à poderosíssima mensagem veiculada pelas imagens e pelo poema de Martin Kiszko!
Martin Kiszko

Carla Alves


EUROPEAN WEEK FOR WASTE REDUCTION (20-28 DE NOVEMBRO DE 2021)

O Clube eTwinning/Erasmus + participou, conjuntamente, com o Clube É-Te=Igual? (professoras responsáveis, Elisa Cruz e Sílvia Azevedo) e com a professora Rosária Couto (Cidadania e Desenvolvimento/E.M.R.C) na dinamização/disseminação da iniciativa Porque todas as ações contam!, com o intuito de sensibilizar os nossos alunos/a comunidade educativa para a relevância dos recursos sustentáveis e gestão de resíduos.

Foram explorados, junto dos alunos do Clube eTwinning/Erasmus + e dos alunos das turmas A e B do 8.º ano de escolaridade, os inúmeros recursos didáticos publicados no website da EWWR, nomeadamente os vídeos aí disponibilizados, assim como os “folhetos” informativos sobre as temáticas a abordar, por forma a que estes se apropriassem dos conceitos técnicos e do vocabulário específico, em língua inglesa, necessários para a elaboração dos seus trabalhos, promovendo-se, desde logo, a reflexão crítica e o debate inerentes às temáticas em foco.

A EWWR foi dada a conhecer, por parte da professora responsável pelo Clube eTwinning/Erasmus +, aos parceiros do projeto eTwinning em curso, tendo esta divulgado/publicado alguns dos vídeos promocionais da campanha e sugerido (eventuais) atividades comuns a dinamizar.

TRABALHOS REALIZADOS

Participação, conjunta, na criação do Mural de Sensibilização que foi exposto no átrio da escola, contribuindo com a redação de Slogans/Frases-Chave, em língua inglesa, e em articulação com os conteúdos programáticos inerentes ao ano de escolaridade dos alunos aí envolvidos.

Pesquisa (diversas fontes) e seleção de vocabulário técnico/específico, em língua inglesa, tendo em vista a criação de “dicas” para a adoção de comportamentos pró – ambientais. Estas foram incluídas no AnswerGarden criado para o efeito, tendo sido partilhadas no TwinSpace do projeto (partilha de ideias, fomento do trabalho colaborativo, interatividade).

Divulgação, através de fotografias, das medidas de sustentabilidade ambiental que promovemos, há anos, na nossa escola, servindo estas, também, para a sua “apresentação”/”caraterização”, enquanto espaço-físico, mas, essencialmente, enquanto “escola amiga do ambiente”.

Carla Alves


ESTAMOS DE VOLTA!

Com a dinamização do projeto eTwinning All Together Now: Juntos Somos Mais Fortes!, assumimos, conjuntamente com o Agrupamento de Escolas Frei João de Vila do Conde, a coordenação do mesmo. Este contará, ainda, com a participação de várias escolas europeias, sendo que, no presente momento, já nos encontramos a trabalhar, ativamente, com duas escolas europeias, nomeadamente uma escola Italiana e uma escola da Croácia.

O presente projeto tem como tema central o Desenvolvimento Sustentável, sendo que pretendemos orientar as atividades a promover para a sua Dimensão Ambiental.

O Clube eTwinning/Erasmus + procurará, uma vez mais, fomentar o trabalho em equipa e colaborativo entre os professores das diferentes áreas disciplinares/dos diferentes ciclos da escola, sempre que se verifique a possibilidade de criação de (diferentes) momentos de articulação devidamente enquadrados nos objetivos gerais/específicos deste projeto.

Contamos com a vossa colaboração!

“Viva os Objetivos!”

Jogo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para crianças

Aproveitamos para informar toda a comunidade educativa que a Visita/Mobilidade à Grécia (Atenas), inserida no Projeto eTwinning/Erasmus + que terminou em Agosto de 2020, não foi/será realizada, em virtude dos “constrangimentos” despoletados pela atual crise pandémica.

Estamos desolados, dado que este foi o nosso primeiro Projeto Erasmus + e esta seria, também, a nossa primeira mobilidade. Novas oportunidades surgirão!

Aqui vos deixamos, de novo, a Revista Online (Página Web do projeto) na qual poderão rever os trabalhos realizados por todos os elementos da equipa. Relembramos, também, que se encontra publicada, na página da nossa escola (ver Notícias), a informação alusiva à Receção dos Alunos/Professores Franceses, a qual decorreu entre 07 e 10 de Maio de 2019 (1.º ano de implementação do projeto).

Carla Alves

VOLTAREMOS EM BREVE! FIQUEM ATENTOS!

‘No Man is an Island’
John Donne

Clube eTwinning/Erasmus + 2019/2020

7.º Ano
Ana Barbosa, Beatriz Júnior, Inês Vieira, Lara Carvalho

8.º Ano
Mariana Ramos, Guilherme Pinto, Mariana Miranda, Rodrigo Martins,
Santiago Seoane, Simão Amorim

9.º Ano
Guilherme Barbosa, Mariana Pinto, Tiago Martins, Leonor Dias, Mariana Ribeiro

Carla Alves

ATIVIDADES A REAGENDAR

Não foi, ainda, possível realizar a visita/mobilidade à Grécia (Atenas), uma vez que esta terá de ser reagendada, para data oportuna, em virtude dos inúmeros condicionamentos “impostos” pela Covid-19. Assim, o projeto eTwinning/Erasmus + foi adiado, por mais seis meses, por forma a possibilitar a sua concretização.

Não foi, também, realizada a exposição pretendida, a ter lugar na Biblioteca da Escola, em articulação com a área disciplinar de Ciências Naturais, alusiva ao Meio Ambiente – Alterações Climáticas/Futuro Sustentável. Esta será, eventualmente, “recuperada” no próximo ano letivo, dada a importância/relevância das temáticas em análise e o envolvimento dos alunos nos trabalhos (já) realizados a este nível. Contará, ainda, de acordo com o inicialmente previsto, com uma palestra subordinada aos temas, a ser conduzida por alguma figura/algum técnico especializado na área.

Carla Alves

TRABALHOS REALIZADOS NO DECORRER DO 2.º PERÍODO
Erasmus +

Relativamente ao projeto Erasmus +, os alunos procederam à recolha/ seleção de informação diversificada, inerente ao Meio Ambiente, e em concreto, focando-se nas Alterações Climáticas/Futuro Sustentável, tendo estas sido compiladas/guardadas para serem, posteriormente, incluídas numa exposição a realizar, na Biblioteca da Escola, no decorrer do 3.º período, estando, também, programada uma palestra (a agendar para esta data e em articulação com a área disciplinar de Ciências Naturais) sobre o tema/questões a ele associadas.

Os alunos realizaram, também, inúmeras entrevistas a alunos/professores e outros atores educativos, no âmbito dos assuntos anteriormente mencionados, tendo estas sido “retratadas” sob a forma de vídeo. Para a realização deste, foi simulada uma manifestação em prol da Defesa do Ambiente, tendo os alunos “representado” o papel de ativistas/ ambientalistas, recorrendo ao uso de cartazes, por eles elaborados (e, nomeadamente os alunos do 7.º A que frequentam este clube, para este efeito e em articulação com o trabalho desenvolvido em Educação Visual (a contemplar no Desfile de Carnaval).

Carla Alves

TRABALHOS REALIZADOS NO DECORRER DO 2.º PERÍODO
eTwinning

No presente período letivo, foram dinamizadas várias atividades por forma ao envolvimento, ativo, dos alunos nos dois projetos em curso neste ano.

Assim, no âmbito do projeto eTwinning, Spread Tolerance Around the World, foram criados diversos logótipos a incluir/publicar no TwinSpace do projeto para a votação/eleição, conjunta, do logótipo a “representar” o mesmo. Esta atividade contou, também, com a colaboração, direta, da turma B do 7.º ano de escolaridade. Foram, ainda, criadas bandas-desenhadas diversificadas, alusivas à temática do Bullying, tendo esta atividade contado com a colaboração, direta, dos alunos das turmas A e B do sétimo ano de escolaridade.

Os trabalhos realizados foram publicados no Twinspace do projeto e serão, posteriormente, inseridos num eBook a criar, contendo uma compilação dos trabalhos realizados pelos diferentes países.

Carla Alves

CHRISTMAS POSTCARDS – eTWINNING PROJECT

Prontos a serem enviados, os nossos postais de Natal foram criados pelos alunos do Clube eTwinning/Erasmus +, conjuntamente com os alunos do 7.ºA e 7.ºB, respetivamente, nossos colaboradores, diretos, em algumas das atividades subjacentes ao projeto eTwinning Spread Tolerance Around the World em curso.

O Twinspace do projeto já se encontra recheado de pequenas-maravilhas natalícias, onde postais de Natal, receitas tradicionais, canções, costumes e tradições, impregnam de vida este, inegável, espaço de fusão intercultural/multicultural.

Aguardamos, expectantes, o encontro online, agendado para o último dia de aulas deste período (17 de dezembro de 2019) para podermos saudar os nossos parceiros europeus e partilhar, pessoalmente/em tempo real, os nossos votos de Natal/Ano Novo com estes.

Aproveitamos para desejar a toda a comunidade educativa um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

Carla Alves

OS NOSSOS POSTAIS DE NATAL

A MENSAGEM DE NATAL QUE VOS QUEREMOS DEIXAR

Como podemos ajudar a salvar o planeta? – Take 2 

WE CANNOT IGNORE THE SIGNS

EARTH IS STRUGGLING TO SURVIVE

THE FUTURE IS NOW

TAKE ACTION

Fight for Nature 

Protect Our Planet

Save Our Home

Como podemos ajudar a salvar o planeta? – Take 1

Não podemos ficar indiferentes a esta temática. É urgente a adoção de atitudes e comportamentos que visem a proteção/preservação do meio ambiente.

Aqui vos deixamos os nossos trabalhos mais recentes, os quais fazem parte integrante do projeto eTwinning/Erasmus + em curso no presente ano, visando, desde logo, o fomento da reflexão e o incremento de ações práticas que contribuam para a revolução ecológica tão desejada!

O Futuro é AGORA! AGE!
Juntos, conseguiremos criar as mudanças positivas que nos proporcionarão o alcance de uma vida sustentável!

THINGS WE CAN DO TO PROTECT OUR PLANET

Seek Solutions for Society`s Environmental Choices 

Promote Environmental Sustainability

Dia Internacional Da Tolerância

Por forma a comemorar a data, e no âmbito do projeto eTwinning Spread Tolerance Around the World, os alunos do Clube eTwinning/Erasmus +, conjuntamente com os alunos das turmas A e B do 7.º ano de escolaridade (atendendo a que participam, também eles, na dinamização deste projeto, em concreto), procederam à criação de cartazes alusivos aos temas aqui implícitos.

Estes foram, posteriormente, expostos no átrio da escola, a par da sua publicação no Twinspace do projeto, junto dos trabalhos produzidos pelas restantes equipas europeias.

Dada a riqueza dos testemunhos prestados pelo(a)s diferentes alunos/escolas, optamos por incluir, na exposição levada a cabo, uma pequena seleção desses registos.

Aqui vos deixamos o resultado desse trabalho!

Carla Alves

Num mundo onde as desigualdades sociais, a pobreza, a fome, a guerra, a violência generalizada imperam, é, cada vez mais, importante apelar à paz, à cooperação internacional para garantirmos/assegurarmos o respeito pelos Direitos Humanos.

Ser tolerante implica saber aceitar os outros, os seus pontos de vista, as suas religiões, as suas crenças, a sua cultura e as suas tradições; saber ouvir os outros, respeitar as suas diferenças sem ferir as liberdades de cada um.

Exige de nós responsabilidade, empatia, sensibilidade para que, conjuntamente, possamos ajudar a construir um mundo melhor, sem guerras, sem diferenças, onde todos usufruímos dos mesmos direitos, vivendo harmoniosamente em liberdade.

É esta a singela mensagem que vos deixamos, para refletir e, acima de tudo, agir!

Carla Alves

Projeto eTwinning/Erasmus + – Meio Ambiente – 1.ºs Trabalhos 

Aproveitando o “arranque” despoletado pelo evento anteriormente realizado (#ErasmusDays2019), o Clube eTwinning/Erasmus + decidiu partilhar, de novo, sob a forma de exposição no átrio da escola, os primeiros trabalhos realizados, no presente ano letivo, pela equipa Portuguesa.

Relembra-se que no decorrer deste 2.º ano de implementação do projeto daremos prioritariamente destaque a assuntos relacionados com a necessidade emergente de preservação do Meio Ambiente (âmbito geral) e, nomeadamente às questões inerentes às alterações climáticas.

Aqui vos deixamos uma pequena seleção dos mesmos, informando que estes serão publicados, de forma periódica, na página oficial do projeto, conjuntamente com os restantes trabalhos criados pelas diferentes equipas europeias.

Visitem-nos! Aguardamos os vossos comentários!

Carla Alves

#ErasmusDays2019

– 10, 11 e 12 de outubro –

No âmbito da celebração do #ErasmusDays2019, que ocorreu durante os dias 10, 11 e 12 de outubro, os alunos do Clube eTwinning/Erasmus + assinalaram a data com a criação de um pequeno vídeo e levaram, ainda, a cabo a realização de uma exposição, no hall da escola, por forma a dar a conhecer alguns dos trabalhos desenvolvidos no Projeto eTwinning/Erasmus + no qual participam no presente ano letivo, pela primeira vez, (sendo este o segundo e último ano da sua dinamização).

Um evento modesto, atendendo a que iniciamos “apenas agora” os nossos primeiros passos neste percurso desafiante, mas que serviu de consciencialização para a inquestionável importância do Programa Erasmus +, possibilitando a toda a comunidade escolar a real perceção das vastíssimas oportunidades que este oferece aos nossos estudantes.

Marcou, também, o “pontapé de saída” desta nova equipa, entusiasta e ávida de novas experiências e aprendizagens, Celebrando a Europa, a cooperação, o trabalho em equipa e colaborativo, a inovação e a criatividade.

Carla Alves

Dia Europeu das Línguas

– 26 de setembro –

O Clube eTwinning/Erasmus+, no âmbito do projeto eTwinning Spread Tolerance Around the World, assinalou a data com a criação/exibição de uma pequena exposição alusiva ao tema, por forma a dar a conhecer a toda a comunidade escolar a importância da aprendizagem das línguas e do fomento/desenvolvimento da competência plurilingue e intercultural.

Assim, a par da breve informação disponibilizada, no átrio da escola, tendo por base os recursos fornecidos pelo site oficial do evento, o clube lançou um desafio a todos os interessados, incentivando-os à participação conjunta/ativa, através do registo (escrito/outro) de uma breve mensagem no placard “Fala comigo!”.

O resultado final da atividade foi dado a conhecer no TwinSpace do projeto, juntando-se às diversas publicações aí partilhadas pelos países integrantes do mesmo, possibilitando aos eTwinners nele envolvidos o contato direto com outras línguas, culturas e tradições, incentivando-se, desde logo, não só à aquisição/ao aprofundamento de competências linguísticas diversificadas, mas também ao incremento da motivação para a aprendizagem das línguas estrangeiras, num ambiente de aprendizagem natural, potenciador da comunicação autêntica e da criação de fortes elos de ligação entre os seus diferentes intervenientes, abrindo portas à aprendizagem intercultural.

Obrigada a todos os participantes!
Carla Alves