Clube eTwinning/Erasmus+
Responsável | Horário |
Carla Alves | terça-feira 16h30 -18h00 |
Planificação 23/24
Visita de Estudo – Londres
07-10 de Junho de 2024
No âmbito do Projeto DAC À Descoberta de Londres, um grupo de alunos (8.º e 9.º ano de escolaridade) e professores do nosso agrupamento desfrutaram de quatro magníficos dias nesta imponente cidade.
Uma viagem repleta de aprendizagens, histórias para contar, envoltas num verdadeiro espírito de aventura e camaradagem que ficarão, para sempre, na memória de todos os participantes.
O sol acolheu-nos, com um enorme sorriso, durante toda a nossa estadia, possibilitando-nos aprazíveis passeios a pé e de autocarro (Hop-On Hop-Off Bus) pelos marcos mais emblemáticos da cidade.
No 1.º dia, logo após a nossa chegada, visitamos o Museu Britânico e seguimos para Covent Garden (o coração do West End) – onde pudemos vivenciar o ambiente festivo deste pitoresco bairro londrino.
The Market Building (Covent Garden – Apple Market) e a sua praça pedonal, com artistas de rua, a par da Royal Opera House e a Igreja de S. Paulo, foram alguns dos locais por nós percorridos.
Terminamos o nosso dia em Leicester Square e Piccadilly Circus, envoltos na alegria contagiante deste lugar.
No 2.º dia, visitamos a Torre de Londres, ficando a conhecer, detalhadamente, a sua história, enquanto Fortaleza, Palácio e Prisão. Estivemos na Torre Branca (vimos as Joias da Coroa), no Palácio Medieval e tiramos uma fotografia com um dos Yeoman Warders (Beefeater) que guardam a torre.
Seguidamente, fizemos uma pequena viagem de barco pelo rio Tamisa, que nos deixou junto ao London Eye – onde usufruímos de vistas magnificas sobre a cidade.
Percorremos, a pé, a margem do rio (the Queen’s Walk – South Bank), atravessando a lindíssima Ponte do Milénio para visitarmos a Catedral de S. Paulo e apanhamos o autocarro (Hop-On Hop-Off Bus) que nos levou por um acolhedor passeio pelo centro histórico da cidade.
Leicester Square, Piccadilly Circus e China Town receberam-nos, uma vez mais, para jantar e convívio salutar antes de regressarmos ao hotel, para um merecido descanso.
No 3.º dia, fomos até ao Palácio de Buckingham (infelizmente, não assistimos ao Render da Guarda dado que neste dia a cerimónia não se realizou), atravessamos o fabuloso St. James’s Park e o edifício histórico The Horse Guards para nos dirigirmos até ao N.º 10 em Downing Street.
Pés-a-caminho, fomos até ao Big Ben, Abadia de Westminster e Trafalgar Square, tendo almoçado num Pub Tradicional situado nesta famosa praça.
Da parte da tarde, visitamos o Museu de História Natural e fizemos um passeio de autocarro (Hop-On Hop-Off Bus) pela zona de Kensington e Notting Hill.
Despedimo-nos de Leicester Square e Piccadilly Circus e, já com nostalgia, após a compra de pequenos Souvenirs, regressamos ao hotel e descansamos um pouco, antes da madrugada que marcou o nosso regresso a casa.
Voltaremos, certamente!
As Professoras responsáveis pelo Projeto DAC e pela visita,
Carla Alves (Inglês + Clube eTwinning/Erasmus+), Liliana Silva (Inglês), Elisabete Silva (Português) e Francisca Gonçalves (História)
SELO DE ESCOLA ETWINNING (2023-2024)
Atribuído ao nosso Agrupamento!
É com enorme satisfação que damos a conhecer a atribuição do Selo de Escola eTwinning (2023-2024) ao nosso Agrupamento.
As escolas eTwinning são oficialmente reconhecidas a nível europeu como modelos eTwinning formando uma rede de escolas líderes que visam inspirar o desenvolvimento futuro da ação.
Têm como base os pressupostos inerentes à sua missão. A saber: a Liderança partilhada, a Colaboração e trabalho de equipa, a Intervenção dos alunos, a Inclusão e Inovação, sendo, assim, Modelos a seguir por outras escolas.
Parabéns a todos os atores envolvidos na criação/dinamização dos projetos eTwinning do nosso agrupamento!
Carla Alves
(Professora responsável pelo Clube eTwinning/Erasmus +)
MAKING OUR SCHOOL GREENER: A LIGHTHOUSE FOR SUSTAINABILITY – PROJETO ERASMUS + 2022/2023
No âmbito deste projeto, no qual participamos no presente ano letivo, enquanto Agrupamento/Escola parceira/de acolhimento, recebemos na escola-sede do Agrupamento, entre os dias 15 e 18 de maio, três professoras de áreas disciplinares distintas (Inglês, Ciências Naturais e Matemática), oriundas do Instituto Francisco Umbral, Ciempozuelos, Madrid, num contexto de Job Shadowing Mobility.
Este permitiu a partilha de boas práticas, servindo o(a) nosso(a) Agrupamento/Escola como um (bom) exemplo a seguir, quer ao nível da criação/dinamização de inúmeras atividades e projetos interdisciplinares/respetiva qualidade (temática em apreço), quer, essencialmente, ao nível da articulação estreita/do trabalho colaborativo realizado entre professores de diferentes áreas disciplinares e clubes.
Assim, foi dado a conhecer o trabalho que temos vindo a desenvolver, privilegiando-se os dois últimos anos letivos, ao nível do Departamento de Ciências Exatas e Naturais; em Cidadania e Desenvolvimento; nos Clubes eTwinning/Erasmus +, Clube É-Te =Igual? e Clube Ciência Viva, estabelecendo-se, também, a articulação com os alunos/professores premiados no Campeonato de Ciência e Escrita Criativa, atendendo a que os temas aí abordados estão, diretamente, relacionados com os tópicos aqui trabalhados.
Foi, também, facultado um encontro/uma reunião informal, na escola-sede, com dois técnicos da Câmera Municipal de Barcelos, da Área Ambiental, que gentilmente acederam ao nosso convite, podendo, desta forma, facultar todas as
informações solicitadas pelas professoras Espanholas, por forma a conhecerem as iniciativas promovidas pelo município nesta área.
Contamos, ainda, com a mestria do professor Jorge Silva, que entusiasticamente promoveu uma “Aula Viva sobre o Rio Neiva”, tendo esta servido para a apresentação da região.
Os alunos do 2.º e 3.º ciclos da escola-sede preencheram um Questionário Online alusivo à preservação/manutenção do espaço escolar e da área envolvente (escola), entre outros.
Agradeço a colaboração/a participação do(a)s professore(a)s Elisa Neiva, Ana Lima (Clube É-Te=Igual?); Armandina Saleiro (Clube Ciência Viva); Jorge Silva, Isabel Forte (Campeonato de Ciência e Escrita Criativa – Projeto DAC); Paula Alves (Educação Inclusiva); Liliana Silva que, conjuntamente comigo, trabalhou, em articulação com os conteúdos programáticos de inglês, alguns dos temas “aqui” abordados (turmas A, B e C – 8.º ano de escolaridade) e aos alunos do Clube de Atualidades, Jornalismo e Fotografia que se disponibilizaram para a realização de uma breve entrevista às três professoras em questão.
Carla Alves
(Professora responsável pelo Clube eTwinning/Erasmus +)
TRADITIONAL TEAM GAMES – PROJETO ETWINNING 2022/2023
Projeto eTwinning de curta-duração, no qual se desenvolveram atividades lúdico-didáticas, de forma criativa e inovadora, no âmbito do ensino- aprendizagem da língua inglesa, tendo-se partilhado, ao longo do ano letivo, alguns jogos tradicionais que foram, posteriormente, experimentados/jogados por todos os intervenientes neste projeto – Estes resultaram de uma pesquisa prévia (recurso à Internet), tendo sido selecionados pelos alunos (diferentes países) aqueles que lhes despertaram maior interesse pessoal e, essencialmente, como forma de “apropriação”/partilha cultural. O projeto contou com a participação de alunos/professores de uma escola Grega e de uma escola Francesa.
Participaram ativamente neste projeto os alunos do 7.ºA, 7.º C e 8.ºB em articulação com o Clube eTwinning/Erasmus + (e no âmbito da disciplina de Inglês).
Carla Alves
(Professora responsável pelo Clube eTwinning/Erasmus +)
SELO NACIONAL DE QUALIDADE ETWINNING
ATRIBUÍDO AO PROJETO AN ADVENTUROUS JOURNEY TO ENGLISH
O qual foi dinamizado ao longo do ano letivo de 2021/2022, pelo Clube eTwinning/Erasmus+ da escola em articulação com as Turmas 7.ºB, 9.ºA e 9.ºB.
O Selo Nacional de Qualidade é o reconhecimento do “elevado nível das atividades eTwinning” desenvolvidas, nomeadamente ao nível da Metodologia do Trabalho de Projeto, sendo, ainda, uma “afirmação pública da dedicação da escola na qualidade e abertura ao trabalho colaborativo europeu”.
Este selo é concedido pela Organização Nacional de Apoio (NOS) e rege-se por critérios pré-estabelecidos, com base na Inovação Pedagógica, na Integração Curricular, na Colaboração entre escolas parceiras, na Utilização das Tecnologias e nos Resultados, impacto e documentação.
Selo Nacional de Qualidade eTwinning 2022
Obrigada a todos os alunos envolvidos na dinamização deste projeto! Parabéns pelo trabalho desenvolvido!
Carla Alves
(Professora responsável pelo Clube eTwinning/Erasmus +)
Balanço Final
Este foi o primeiro ano no qual dinamizamos três projetos eTwinning em simultâneo. Não fomos, pela primeira vez, coordenadores de nenhum deles, tendo aderido, com muito agrado, aos convites dos colegas Nacionais/Europeus para integrarmos as suas equipas. E foram muitos os convites recebidos! Imensos projetos que gostaríamos de ter dinamizado!
Foi um desafio deveras aliciante que exigiu de nós um “esforço” “redobrado” por forma a conseguirmos concretizar, dentro dos prazos estabelecidos e de acordo com os objetivos previamente traçados, todas as atividades inerentes aos diferentes projetos. Não foi tarefa fácil e, por vezes, tivemos de fazer “opções” ou por questões de “gestão de tempo” ou pela própria “motivação/o interesse” manifestado pelos alunos envolvidos e, até mesmo, pela necessidade de (re)organização dos elementos da equipa do Clube eTwinning/Erasmus + (a qual sofreu alterações, “significativas”, ao longo do ano letivo). Acabamos por não conseguir dedicar a atenção pretendida ao projeto Treasure Hunting in My City …
No entanto, e apesar de alguns “obstáculos” encontrados (o que já era expectável!), considero o trabalho “aqui” desenvolvido extremamente positivo, na medida em que proporcionou a todos os atores envolvidos o contacto direto com alunos/professores de outras escolas (nacionais/Europeias), proporcionando-nos o conhecimento de outras línguas/culturas e “novas” dinâmicas de trabalho, enriquecendo, assim, as nossas aprendizagens ao nível das Competências-Chave do Séc. XXI.
Agradeço a colaboração dos meus colegas de escola, nomeadamente, os professores da Área Disciplinar de Educação Física (José Manuel Araújo, Rita Violante, Rodolfo Lopes, Rolando Pinto); do Desporto Escolar (José Manuel Araújo, Manuel Cândido Sá); da Área Disciplinar de Educação Visual (Gaspar Cordeiro) e da Área Disciplinar de Ciências Naturais (Isabel Lima) pela sua participação no Projeto Small Changes, Big Results! e, ainda, ao professor de TIC (Jorge Sequeiros) pelo apoio técnico prestado, num dos encontros online levados a cabo, no âmbito do Projeto An Adventurous Journey to English.
Agradeço a participação entusiasta, dinâmica, motivadora, dos alunos que integraram a equipa deste clube no presente ano letivo e, em especial, a todos aqueles que “corajosamente” permaneceram no clube até ao final do ano letivo possibilitando a sua “manutenção” (Liana Cruz, 7.º A; Beatriz Castro, Eduardo Neiva; João Torre; Raquel Batista; Simão Maciel e Sofia Rego, 9.º B) e, desde logo, dos alunos das turmas B do 7.º ano de escolaridade e A e B do 9.º ano de escolaridade.
Obrigada a todos!
Carla Alves
Professora Responsável pela Dinamização dos Projetos do Clube eTwinning/Erasmus +
Campanha de Primavera eTwinning – Tema do Ano 2022
O Clube eTwinning/Erasmus + participou, em articulação com as turmas A e B do 9.º Ano de Escolaridade, na TERCEIRA Maratona Fotográfica alusiva ao conceito de Juntos, no âmbito da Campanha de Primavera eTwinning, regendo-se esta pelo Tema do Ano 2022, a saber “O Nosso Futuro Belo, Sustentável, Juntos: as Escolas e o Novo Bauhaus Europeu“.
As nossas fotografias encontram-se publicadas no Padlet oficial do evento.
Gostaríamos de ter tido “mais tempo” para nos dedicarmos, de forma “mais aprofundada”, à exploração do conceito, apresentando, desde logo, abordagens diversificadas sobre o mesmo.
Foi uma experiência deveras enriquecedora que nos inspirou para trabalhos futuros!
Fiquem a conhecer os vencedores das Maratonas Fotográficas!
Carla Alves
Professora Responsável pela Dinamização dos Projetos do Clube eTwinning/Erasmus +
Treasure Hunting in my City
Relativamente a este projeto, que contou com a participação de alunos/professores da Roménia e da Turquia, participamos em algumas das atividades inicialmente previstas.
Assim, procedemos ao preenchimento do Questionário alusivo à Pré-Avaliação do Projeto/Avaliação Inicial do Projeto (dirigido a professores); fizemos a nossa apresentação (alunos e professores), tendo-se decidido que, no caso dos alunos, recorreríamos a imagens/desenhos, pelo que optamos pela criação de “colagens”, sob a forma de Posters/Flyers, inerentes aos nossos Hobbies/Passatempos (tendo os alunos usado o Canva e/ou o Postermywall para o efeito). Estes trabalhos foram devidamente integrados nos conteúdos curriculares da disciplina de Inglês, e em concreto, ao nível do 7.º ano de escolaridade, tendo contado com a participação dos alunos do 7.ºB, em articulação com os alunos do Clube eTwinning/Erasmus +.
Criamos Logótipos e participamos, conjuntamente com as restantes equipas, na votação para a seleção do logo vencedor (Twinspace do Projeto); Criamos Postais de Natal/Boas Festas e divulgamos alguns dos nossosPratos Típicos de Natal/Ano Novo.
Nota(s): este projeto teve início em novembro de 2021 e desde essa data até janeiro de 2022, cumprimos, com dinamismo e muito entusiasmo todas as atividades previstas. No entanto, e dado que o mesmo esteve “parado”, durante um longo período de tempo, por razões diversas, (re)direcionamos o nosso trabalho para os restantes projetos em curso no presente ano, não tendo, aquando da sua reativação, conseguido “gerir” as inúmeras atividades que foram, entretanto, surgindo.
*Estive presente, enquanto responsável pela coordenação/dinamização dos Projetos eTwinning deste clube, na 1.ª reunião online deste projeto (dirigida a professores), a qual teve lugar no dia 09 de dezembro de 2021; estive, também, presente, numa 2.ª reunião online (dirigida a alunos/professores), no dia 24 de fevereiro de 2022.
Esperamos poder voltar a trabalhar com esta equipa!
Carla Alves
Professora Responsável pela Dinamização dos Projetos do Clube eTwinning/Erasmus +
Small Changes, Big Results!
Este projeto contou com a participação de três escolas portuguesas, para além da nossa, e duas escolas Turcas distintas.
Numa primeira fase (1.º período letivo), foi feita a apresentação dos alunos e professores (de forma “informal” no Twinspace do projeto e “formalmente”, recorrendo-se ao Padlet para “organização”/”compilação” das mesmas; procedeu-se ao preenchimento dos Questionários alusivos à Pré-Avaliação do Projeto (alunos e professores); foram criados Logótipos pelas diferentes equipas participantes/fez-se a votação para a seleção do logo vencedor.
Posteriormente (2.º período letivo), demos início à criação de Kahoots/Questionários diversificados por forma à aquisição/exploração de conhecimentos basilares alusivos às temáticas em apreço neste projeto e, ainda, de âmbito cultural; publicamos, no Twinspace, alguns recursos didáticos (essencialmente vídeos), tendo em vista o fomento do debate/da discussão, sobre os temas que nos propusemos abordar, criando, no Twinspace, Fóruns para o efeito. A par destas atividades, os alunos (diferentes equipas europeias), criaram uma Playlist (Twinspace) com as suas músicas favoritas (língua materna), como forma de “complemento” a uma das discussões visadas (a importância da música no/para o nosso bem-estar).
Por fim (3.º período), criamos poemas em língua inglesa, os quais foram compilados, pelas diferentes equipas europeias, num e-Book coletivo. Os nossos alunos criaram, também, alguns poemas, em Português, e embora não estivesse prevista a utilização da língua materna, estes foram publicados no Twinspace do projeto (tendo outra escola Portuguesa aderido a esta “iniciativa”); gravamos (no recreio da escola) pequenos vídeos ilustrativos de jogos tradicionais portugueses e ficamos a conhecer os jogos partilhados pelas restantes equipas; criamos Posters (revisão/consolidação de vocabulário relacionado com Saúde e Bem-Estar e/ou Ideias-Chave deste projeto/competências “aqui” trabalhadas); celebramos o Dia Mundial da Poesia (21 de março) com a leitura de alguns poemas (língua materna) selecionados por um grupo de alunos “destemidos” que não quiseram deixar de participar na criação da Playlist de Poesia Coletiva (diferentes equipas europeias/respetivas línguas maternas); fizemos a Avaliação Final do Projeto (alunos/professores), encontrando-se os resultados desta publicados no Twinspace e na Página Oficial do mesmo.
Contamos com a esplêndida colaboração dos colegas da Área Disciplinar de Educação Física da nossa escola no “desafio” que nos foi lançado pela escola coordenadora do projeto (Frei João de Vila do Conde), nomeadamente o Challenge “Connecting Partner Countries Through Sport”, tendo os nossos alunos (2.º e 3.º Ciclo) conseguido obter um excelente resultado, e tendo esta atividade envolvido, também, a participação, ativa, dos professores da referida área, a par dos Assistentes Operacionais e Alunos/Professores do Desporto Escolar.
Contamos, ainda, com a preciosa colaboração do Professor Gaspar Cordeiro, Área Disciplinar de Educação Visual, que se disponibilizou, conjuntamente com os seus alunos, para a criação de Mandalas, as quais foram publicadas no Padlet da equipa (europeia).
A professora Isabel Lima, Área Disciplinar de Ciências Naturais, também se juntou a nós, com alguns trabalhos elaborados pelos seus alunos, a saber “A Árvore da Vida” e um pequeno vídeo (criado pela Inês Vieira – 9.ºA) sobre Hábitos (de Vida) Saudáveis, tendo estes sido publicados no Twinspace do projeto.
Os nossos alunos participaram nos dois encontros online realizados, ao longo do projeto, podendo “aqui” comunicar, em língua inglesa, com os seus colegas europeus.
Estive presente em todas as reuniões online levadas a cabo, ao longo do ano letivo, para troca/partilha de ideias (gestão/monotorização do projeto) e, até mesmo, numa primeira reunião presencial, conjuntamente com as professoras da Escola Frei João de Vila do Conde (Pontapé-de-saída do Projeto).
Podem consultar todas as atividades na Página Oficial do Projeto e/ou no Twinspace do mesmo.
Carla Alves
Professora Responsável pela Dinamização dos Projetos do Clube eTwinning/Erasmus +
An Adventurous Journey to English
Este foi, sem dúvida, um projeto de curta-duração dinâmico, interativo, pautado pelo trabalho em equipa/colaborativo entre todos os atores envolvidos na sua dinamização e no qual foram desenvolvidas diversas atividades lúdico-didáticas, de forma criativa e inovadora, no âmbito do ensino- aprendizagem da língua inglesa.
O projeto contou com a participação entusiasta de alunos/professores da Turquia, Eslováquia, Geórgia, Itália, Jordânia, Polónia, Sérvia e Tunísia. A equipa Portuguesa foi constituída pelos alunos das turmas B, do 7.º Ano de escolaridade; A e B, do 9.º Ano de escolaridade, conjuntamente com os alunos do Clube eTwinning/Erasmus +.
Atividades Desenvolvidas
O projeto teve início com a realização de uma 1.ª Reunião Online (outubro de 2021), dirigida a todos os professores europeus participantes, para a apresentação do projeto, partilha de ideias sobre as atividades a dinamizar, esclarecimento de dúvidas, entre outros.
Posteriormente, o projeto foi apresentado, por mim, a todos os alunos portugueses acima referenciados, envolvendo-os, de forma direta, no levantamento de sugestões/na recolha de ideias para a concretização, efetiva, das atividades inicialmente propostas.
Ainda neste 1.º momento, procedeu-se ao preenchimento dos Pré-Questionários (alunos/professores) no âmbito da Avaliação/Monotorização do Projeto e deu-se início à (re)atualização/(re)edição dos nossos Perfis no Twinspace do projeto. Foi feita a apresentação “formal” dos alunos e professores, tendo-se recorrido ao Voki por forma à criação das mesmas, tendo estas sido publicadas no Padlet comum a todas as equipas europeias (professores e alunos) e fez-se a identificação dos Países envolvidos na dinamização do projeto com recurso a um mapa interativo. Fizemos a apresentação da nossa escola/região, criando um Padlet colaborativo (diferentes equipas europeias).
Num 2.º momento, iniciamos a criação de Logótipos e de Slogans para o projeto, tendo levado a cabo, no Twinspace do Projeto, a respetiva votação para a seleção do Logo/Slogan vencedor.
Criamos, conjuntamente, um e-Book, incidindo sobre a temática dos Animais(tendo a nossa equipa contribuído com trabalhos alusivos às espécies em extinção e dando a conhecer, ainda, algumas raças de Cavalos Portugueses). O título do livro foi sugerido pelos alunos das diferentes equipas, incentivando-se à criatividade/à imaginação, procedendo-se à votação do título vencedor.
Criamos, também, alguns Quizzes e um Quizlet, tendo-se organizado “competições” entre as diferentes equipas europeias , ao longo de uma semana, para que os alunos pudessem jogar/”competir” entre eles, praticando o vocabulário anteriormente apreendido, atribuindo-se certificados de participação a todos os envolvidos.
Demos a conhecer as festividades que gostaríamos de abordar (diferentes equipas europeias) e votamos naquelas que nos suscitaram maior interesse, tendo estas sido exploradas/trabalhadas, colaborativamente, pelas diferentes equipas transnacionais criadas para o efeito. Coube à nossa equipa a leitura do texto redigido e ilustrado por 2 escolas turcas distintas, o qual incidiu sobre o Dia da Criança (3.º Capítulo do e-Book colaborativo criado).
Criamos Postais de Boas Festas/Postais para a Troca de Votos para o Ano Novo.
Num 3.º momento, debruçamo-nos sobre as temáticas alusivas à Segurança na Internet, criando um e-Dicionário colaborativo (diferentes equipas europeias) sobre o tópico; foram, também, criados alguns jogos lúdico-didáticos. Abordamos, ainda, os Hobbies, criando um Padlet e Fóruns de Discussão (Twinspace) para a partilha de ideias sobre os assuntos em análise, publicando também, alguns artigos na Revista Digital trabalhada, colaborativamente, no flipsnack. A equipa Portuguesa fez parte da equipa transnacional responsável pela dinamização das atividades alusivas aos Hobbies.
Por fim, aproximando-se a data de encerramento do projeto, participamos num Chatroom Meeting (alunos/professores das diferentes escolas europeias), no Twinspace do projeto, para “despedida”, avaliação das atividades desenvolvidas ao longo do projeto, … .
Preenchemos os Questionários de Avaliação Final do Projeto (alunos/professores) e analisamos, em contexto de sala de aula e no Clube eTwinning/Erasmus +, os resultados dos mesmos.
As atividades dinamizadas pela equipa portuguesa foram “compiladas” num e-Book ,que foi publicado na Página Oficial do Projeto, conjuntamente, com as restantes atividades desenvolvidas por todos os elementos das diferentes equipas constituintes deste projeto.
An Adventurous Journey to English Click to read this book, made with Book Creatorhttps://read.bookcreator.com
Carla Alves
Professora Responsável pela Dinamização dos Projetos do Clube eTwinning/Erasmus +
Projetos em Curso no Presente Ano
No presente ano letivo dinamizaremos 3 Projetos eTwinning distintos, ao nível das temáticas/dos assuntos a abordar, a saber:
(1) – An Adventurous Journey to English – Um projeto de curta-duração, no qual se pretendem desenvolver atividades lúdico-didáticas, de forma criativa e inovadora, no âmbito do ensino- aprendizagem da língua inglesa. O projeto conta com a participação de alunos/professores da Turquia, Eslováquia, Geórgia, Itália, Jordânia, Polónia, Sérvia e Tunísia.
(2) Small Changes, Big Results! – Um projeto de longa-duração, cujo objetivo central se prende com a necessidade de criarmos, junto dos nossos alunos, uma maior consciencialização para a necessidade da criação/adoção de hábitos de vida saudáveis, abordando-se, também, os possíveis efeitos da pandemia (Covid-19), na “saúde mental” dos nossos jovens. Participam no projeto alunos/professores de mais 2 escolas Portuguesas (sendo que já trabalhamos no ano letivo transato, com 1 delas, nomeadamente com o Agrupamento de Escolas Frei João, de Vila do Conde), Espanha, França, Geórgia, Polónia, Suécia, Sérvia e Turquia.
(3) Treasure Hunting in My City – Um projeto de longa-duração, que visa a descoberta dos valores culturais das nossas localidades/cidades (pontos de interesse arqueológico, histórico, entre outros), a par dos seus valores “contemporâneos” (potencial turístico, comércio tradicional, entre outros). Serão, ainda, tidos em consideração os jogos infantis (tradicionais) por forma ao envolvimento ativo dos alunos. Os alunos/professores participantes na dinamização deste projeto são oriundos da Roménia, Albânia, Bulgária, Grécia e Turquia.
Twinspace do Projeto
Carla Alves
Professora Responsável pela Dinamização dos Projetos do Clube eTwinning/Erasmus +
Selo Nacional de Qualidade eTwinning
Atribuído ao projeto All Together Now: Juntos Somos Mais Fortes!
O qual foi dinamizado ao longo do ano letivo de 2020/2021, pelo Clube eTwinning/Erasmus + da escola, tendo como tema central o Desenvolvimento Sustentável e contando com a participação de várias escolas europeias, nomeadamente uma escola Espanhola, uma escola Italiana, uma escola da Croácia e, desde logo, a escola Portuguesa (de Vila de Conde) com a qual criamos/fundamos o projeto.
O projeto contou, também, com a colaboração de vários professores da nossa escola, através das “conexões” estabelecidas, no seio da nossa comunidade escolar, procurando-se “articular” os pressupostos inerentes a este projeto/clube com a(o)s inúmera(o)s atividades didáticas/projetos levados a cabo no agrupamento.
O Selo Nacional de Qualidade é o reconhecimento do “elevado nível das atividades eTwinning” desenvolvidas, sendo, ainda, uma “afirmação pública da dedicação da escola na qualidade e abertura do trabalho colaborativo europeu”. Este é concedido pela Organização Nacional de Apoio (NOS) e rege-se por critérios pré-estabelecidos, com base na Inovação Pedagógica, na Integração Curricular, na Colaboração entre escolas parceiras, na Utilização das Tecnologias e nos Resultados, impacto e documentação.
Relembramos que a(o) nossa(o) escola/agrupamento havia já obtido 2 Selos Nacionais de Qualidade e 2 Selos Europeus de Qualidade, em 2 projetos distintos, criados e coordenados por nós, e em concreto com os projetos Intercultural Mosaic (ano letivo de 2014/2015) e Generating fYouture/eTwCitizen16 (ano letivo de 2016/2017).
O projeto eTwinning foi lançado em 2005, como a principal ação do Programa de eLearning da Comissão Europeia, fazendo parte, desde janeiro de 2014, do Erasmus+, o Programa Europeu para a Educação, Formação, Juventude e Desporto.
A(o) nossa(o) escola/agrupamento participa ativamente no eTwinning desde 2009.
Obrigada a todos os alunos/professores envolvidos na dinamização deste projeto!
Carla Alves
(Professora responsável pelo Clube eTwinning/Erasmus +)
VISITA DE ESTUDO
Cumprindo todas as regras de segurança, relativamente à COVID-19, os alunos do Clube eTwinning/Erasmus +, conjuntamente com os alunos do Clube É-Te=Igual?, realizaram uma visita de estudo a Vila do Conde, no dia 23 de junho de 2021.
Os alunos foram acompanhados pelas professoras responsáveis por estes dois clubes, Carla Alves e Elisa Cruz, em concreto, e pela professora de Ciências Naturais, Isabel Lima – uma vez que foram desenvolvidas atividades, em comum, por estas professoras, no presente ano letivo, no âmbito do Projeto eTwinning em curso.
Os alunos visitaram, da parte da manhã, a Alfândega Régia | Nau Quinhentista | Casa do Barco e o Museu das Rendas de Bilros e, à tarde, o Centro de Memória de Vila do Conde e a Casa Museu José Régio.
Houve, ainda, oportunidade para um pequeno passeio pedonal pela Frente Atlântica (património natural), ficando a conhecer o Forte do S. João Baptista (Séc. XVI) e a Capela de Nossa Senhora da Guia, e pela zona do estuário da foz do Rio Ave.
Uma visita bem-merecida por este grupo de alunos que, ao longo do ano, frequentaram, com entusiasmo e dedicação, estes dois clubes.
Carla Alves
MISSÃO CUMPRIDA
Chegamos a bom porto! Neste que foi um ano (letivo) com inúmeros desafios face aos, constantes, “imprevistos” despoletados pela atual crise pandémica (COVID-19). Contornamos obstáculos, saltamos barreiras, redefinimos o percurso inicialmente traçado, vezes sem conta, …
Estabelecemos “conexões” no seio da nossa comunidade escolar, procurando articular os pressupostos inerentes a este projeto/clube com a(o)s inúmera(o)s, e riquíssima(o)s, atividades didáticas/projetos que foram levados a cabo no agrupamento.
Colaboramos com os alunos/professores das escolas europeias com quem dinamizamos este projeto, partilhando as nossas ideias, sugerindo propostas de trabalho, (re)orientando o rumo do nosso barco …
Aprendemos a pesquisar/selecionar informação e a usar uma grande diversidade de ferramentas digitais para criarmos/apresentarmos os trabalhos criados. Ficamos a conhecer, através dos trabalhos apresentados pelas restantes equipas europeias, novas formas de “tratamento da informação”/do conhecimento a veicular, entre outros.
Ficaram “planos” por cumprir, ideias/projetos por realizar, porque o tempo foi escasso (45m semanais) e, também, porque “sonhamos” demais. Gostaríamos de ter usado o Scratch para apresentarmos as espécies em risco de extinção na Península Ibérica; de ter realizado uma entrevista ao ator, músico e ativista ambiental, Aidan Gallagher; de termos criado um mural, com objetos e materiais recicláveis, que iríamos expor no átrio da escola … Ficam as ideias no ar! Voltaremos, no próximo ano, para as podermos concretizar!
Queremos, contudo, partilhar convosco, alguns dos resultados das nossas pesquisas, porque o futuro do planeta depende de todos nós. Urge a necessidade de protegermos o meio ambiente, preservarmos a biodiversidade e de promovermos, junto de todos, o uso responsável dos recursos naturais.
GRANDE ENTREVISTA
Bordalo II|Ep. 2928 Ago. 2019 | temporada 12
AGRADECEMOS A COLABORAÇÃO DOS COLEGAS DE ESCOLA
SEMANA EUROPEIA DA PREVENÇÃO DOS RESÍDUOS
Elisa Cruz, Sílvia Azevedo (Clube É-Te=Igual)
Rosária Couto (Cidadania e Desenvolvimento)
EVENTO ONLINE – A VIAGEM DO NOSSO LIXO!
KAHOOT/SURVEY
Isabel Lima (Ciências Naturais)
PROJETO ENERGIA RENOVÁVEIS
Ana Braz (EVT)
Elsa Lopes (EVT)
PROJETO DAC – 6.º ANO – NEIVA, UM RIO QUE CORRE
Jorge Silva (Ciências Naturais)
IRIS – Associação Nacional de Ambiente
Cristina Viana (Português)
Fernanda/Faria (EVT)
Bruna Costa (CeD)
Voltaremos, com novas ideias e projetos! Até breve!
Ana Fernandes (7.º C)
Ana Barbosa (8.º A)
Beatriz Júnior (8.º A)
Inês Vieira (8.º A)
Lara Carvalho (8.º A)
Rodrigo Figueiredo (8.ºC)
Fatima Maciel (9.ºB)
Carla Alves
Clube eTwinning/Erasmus + (2020-2021)
eBOOK
Aqui vos deixamos o nosso livro digital, o produto final do nosso projeto, onde poderão encontrar os trabalhos realizados pelos elementos das diferentes equipas constituintes do projeto.
Esta foi, sem dúvida, uma experiência fantástica!
Carla Alves
GETTING FEEDBACK FROM THE STUDENTS
AVALIAÇÃO DO PROJETO
A avaliação do projeto foi feita, pelos alunos das diferentes equipas europeias, com recurso ao Mentimeter.
As questões foram elaboradas, conjuntamente, pelas professoras das 3 escolas, atualmente, em dinamização do projeto, nomeadamente a nossa escola (Clube eTwinning/Erasmus +), a Escola de Frei João de Vila do Conde e a Escola IES VAL DO TEA (Pontevedra – Espanha).
Todos os alunos da nossa escola, envolvidos na dinamização do projeto, participaram nesta atividade, a qual foi realizada em contexto de sala de aula.
Carla Alves
ONLINE MEETING
Os alunos do Clube eTwinning/Erasmus + tiveram a oportunidade de se despedir, pessoalmente, dos seus colegas europeus, no decorrer do evento online levado a cabo no dia 16 de junho de 2021.
Esta foi uma oportunidade “única” para o fomento da competência comunicativa, em línguas estrangeiras, num contexto real de comunicação.
Os alunos do clube, assim como os restantes alunos envolvidos na dinamização do projeto eTwinning do presente ano, participaram, também, no evento online organizado em dezembro, por forma a expressarem os seus Votos de Natal e, desde logo, estabelecerem comunicação com os seus colegas europeus.
Carla Alves
EVENTO ONLINE – A VIAGEM DO NOSSO LIXO!
EVENTO ONLINE
“A viagem do nosso lixo!”
Os alunos do Clube eTwinning/Erasmus + participaram num evento online, no dia 15 de junho de 2021, subordinado ao tema “A viagem do nosso lixo!”, tendo este sido conduzido pela formadora do Centro de Monotorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo, Gracinda Barbosa.
O evento teve como objetivo primordial dar a conhecer o sistema de tratamento e gestão de resíduos sólidos urbanos, no concelho de Viana do Castelo, tendo este sido organizado pela professora Isabel Lima (CN), em articulação com este clube e dado que, no presente ano letivo, tem colaborado na dinamização/realização, conjunta, de algumas atividades, uma vez que os temas a abordar, no âmbito do projeto eTwinning em curso, se enquadram nos seus conteúdos programáticos, existindo, também, a possibilidade de “exploração” dos mesmos, junto das turmas A e B do 8.º ano de escolaridade, as quais “partilha”, em “comum”, com a professora responsável por este clube.
Foi uma experiência deveras enriquecedora – a qual possibilitou aos alunos a aquisição de novos conhecimentos e o aprofundamento de questões/tópicos já abordados anteriormente (em contextos diversificados).
Agradecemos a disponibilidade da formadora Gracinda Barbosa!
Aguardamos, expectantes, uma nova oportunidade!
Carla Alves
KAHOOT/SURVEYS
Os alunos do Clube eTwinning/Erasmus + e os alunos das turmas A e B do 8.º ano de escolaridade e da turma B do 9.º ano de escolaridade, tiveram a oportunidade de jogar, em contexto de sala de aula, os “Kahoots” criados pela equipa Espanhola e pela equipa Portuguesa do Agrupamento de Escolas de Frei João de Vila do Conde.
Participaram, também, no preenchimento dos Questionários/Surveys elaborados pelas equipas acima referenciadas.
Estava, inicialmente, prevista a nossa participação na criação dos Kahoots e Surveys, tendo a Professora Isabel Lima (CN) aderido a esta iniciativa e dado início, conjuntamente com os alunos, à elaboração das perguntas/questões a constarem nos mesmos. Contudo, e por razões de “gestão de tempo”, entre outras, a atividade não foi concluída (tradução das questões, por parte dos alunos).
Foi, contudo, uma excelente experiência! À qual “regressaremos” num próximo projeto!
Carla Alves
eTwinning e Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória
A nossa escola convidou, uma vez mais, a professora/formadora Teresa Lacerda, Coordenadora do Serviço Nacional eTwinning, para a realização de uma Ação de Curta Duração, subordinada ao tema “eTwinning e Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória” – a qual decorreu, em regime online, na plataforma ZOOM da Direção-Geral de Educação, nos dias 19 e 20 de Abril de 2021.
A ação contou com a presença de um número significativo de professores, quer da nossa escola, quer do Agrupamento de Escolas de Frei João de Vila do Conde (com quem nos encontramos a dinamizar/coordenar o projeto eTwinning All Together Now: Juntos Somos mais fortes), a par de colegas de outras escolas que, gentilmente, aderiram ao nosso convite.
Agradecemos a sempre-pronta disponibilidade da Teresa Lacerda para a concretização destes inspiradores momentos de partilha e reflexão.
Agradecemos a recetividade de todos os colegas envolvidos.
Até uma próxima oportunidade!
Que esta seja Presencial, por todos os motivos …
Carla Alves
TWINSPACE FORUMS
Foram criados (no TwinSpace do projeto) diversos fóruns alusivos aos temas em debate, por forma a envolver os alunos na discussão, conjunta, sobre os mesmos, tendo-se disponibilizado uma série de recursos didáticos de “apoio”/”suporte” às atividades pretendidas.
Os alunos do Clube eTwinning/Erasmus +, assim como os das turmas A e B do 8.º ano de escolaridade e turma B do 9.º ano de escolaridade, participaram ativamente em todas as discussões, sendo este o meio/espaço “privilegiado” para o fomento da interatividade entre os elementos das diferentes equipas, estimulando-se, assim, o Pensamento Crítico, a Criatividade, a Colaboração e a Comunicação (incrementando/promovendo o uso da competência comunicativa em línguas e, nomeadamente, na língua inglesa).
Ainda neste âmbito, os alunos pesquisaram/selecionaram canções (língua inglesa) relacionadas com os tópicos em estudo/análise, tendo estas sido analisadas/exploradas, nas aulas, e partilhadas nos diferentes fóruns.
Recorreu-se, uma vez mais, ao AnswerGarden, para o registo/apropriação de vocabulário técnico/específico, partilhando-se o mesmo nos fóruns, visando a (co)construção de recursos didáticos.
De salientar que os temas abordados se encontram devidamente articulados com os conteúdos programáticos em estudo, tendo esta atividade sido inserida nas respetivas unidades temáticas lecionadas.
Os alunos visualizaram, na íntegra, o filme KISS THE GROUND, tendo este sido partilhado no TwinSpace do projeto, dada a relevância dos assuntos aí abordados.
Carla Alves
APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES E INÍCIO DA CRIAÇÃO DOS LOGÓTIPOS
Os elementos das diferentes equipas/dos países integrantes do projeto, deram início às suas apresentações pessoais, tendo estas sido realizadas em diferentes meios: TwinSpace do projeto (contando com a edição dos respetivos perfis), PADLET, e, até mesmo, no caso dos professores, com a presença numa reunião online, para a partilha de ideias/discussão das atividades a promover, tendo esta contado com um número significativo de intervenientes.
OS NOSSOS PERFIS NO TWINSPACE DO PROJETO
O NOSSO PADLET
Os alunos deram asas à sua imaginação, criando logótipos inerentes às temáticas em foco, procedendo-se à seleção/votação do logótipo a integrar a “capa” do projeto.
Carla Alves
FOOD FOR THOUGHT!
Carla Alves
EUROPEAN WEEK FOR WASTE REDUCTION (20-28 DE NOVEMBRO DE 2021)
O Clube eTwinning/Erasmus + participou, conjuntamente, com o Clube É-Te=Igual? (professoras responsáveis, Elisa Cruz e Sílvia Azevedo) e com a professora Rosária Couto (Cidadania e Desenvolvimento/E.M.R.C) na dinamização/disseminação da iniciativa Porque todas as ações contam!, com o intuito de sensibilizar os nossos alunos/a comunidade educativa para a relevância dos recursos sustentáveis e gestão de resíduos.
Foram explorados, junto dos alunos do Clube eTwinning/Erasmus + e dos alunos das turmas A e B do 8.º ano de escolaridade, os inúmeros recursos didáticos publicados no website da EWWR, nomeadamente os vídeos aí disponibilizados, assim como os “folhetos” informativos sobre as temáticas a abordar, por forma a que estes se apropriassem dos conceitos técnicos e do vocabulário específico, em língua inglesa, necessários para a elaboração dos seus trabalhos, promovendo-se, desde logo, a reflexão crítica e o debate inerentes às temáticas em foco.
A EWWR foi dada a conhecer, por parte da professora responsável pelo Clube eTwinning/Erasmus +, aos parceiros do projeto eTwinning em curso, tendo esta divulgado/publicado alguns dos vídeos promocionais da campanha e sugerido (eventuais) atividades comuns a dinamizar.
TRABALHOS REALIZADOS
Participação, conjunta, na criação do Mural de Sensibilização que foi exposto no átrio da escola, contribuindo com a redação de Slogans/Frases-Chave, em língua inglesa, e em articulação com os conteúdos programáticos inerentes ao ano de escolaridade dos alunos aí envolvidos.
Pesquisa (diversas fontes) e seleção de vocabulário técnico/específico, em língua inglesa, tendo em vista a criação de “dicas” para a adoção de comportamentos pró – ambientais. Estas foram incluídas no AnswerGarden criado para o efeito, tendo sido partilhadas no TwinSpace do projeto (partilha de ideias, fomento do trabalho colaborativo, interatividade).
Divulgação, através de fotografias, das medidas de sustentabilidade ambiental que promovemos, há anos, na nossa escola, servindo estas, também, para a sua “apresentação”/”caraterização”, enquanto espaço-físico, mas, essencialmente, enquanto “escola amiga do ambiente”.
Carla Alves
ESTAMOS DE VOLTA!
Com a dinamização do projeto eTwinning All Together Now: Juntos Somos Mais Fortes!, assumimos, conjuntamente com o Agrupamento de Escolas Frei João de Vila do Conde, a coordenação do mesmo. Este contará, ainda, com a participação de várias escolas europeias, sendo que, no presente momento, já nos encontramos a trabalhar, ativamente, com duas escolas europeias, nomeadamente uma escola Italiana e uma escola da Croácia.
O presente projeto tem como tema central o Desenvolvimento Sustentável, sendo que pretendemos orientar as atividades a promover para a sua Dimensão Ambiental.
O Clube eTwinning/Erasmus + procurará, uma vez mais, fomentar o trabalho em equipa e colaborativo entre os professores das diferentes áreas disciplinares/dos diferentes ciclos da escola, sempre que se verifique a possibilidade de criação de (diferentes) momentos de articulação devidamente enquadrados nos objetivos gerais/específicos deste projeto.
Contamos com a vossa colaboração!
“Viva os Objetivos!”
Jogo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para crianças
Aproveitamos para informar toda a comunidade educativa que a Visita/Mobilidade à Grécia (Atenas), inserida no Projeto eTwinning/Erasmus + que terminou em Agosto de 2020, não foi/será realizada, em virtude dos “constrangimentos” despoletados pela atual crise pandémica.
Estamos desolados, dado que este foi o nosso primeiro Projeto Erasmus + e esta seria, também, a nossa primeira mobilidade. Novas oportunidades surgirão!
Aqui vos deixamos, de novo, a Revista Online (Página Web do projeto) na qual poderão rever os trabalhos realizados por todos os elementos da equipa. Relembramos, também, que se encontra publicada, na página da nossa escola (ver Notícias), a informação alusiva à Receção dos Alunos/Professores Franceses, a qual decorreu entre 07 e 10 de Maio de 2019 (1.º ano de implementação do projeto).
Carla Alves
VOLTAREMOS EM BREVE! FIQUEM ATENTOS!
‘No Man is an Island’
John Donne
Clube eTwinning/Erasmus + 2019/2020
7.º Ano
Ana Barbosa, Beatriz Júnior, Inês Vieira, Lara Carvalho
8.º Ano
Mariana Ramos, Guilherme Pinto, Mariana Miranda, Rodrigo Martins,
Santiago Seoane, Simão Amorim
9.º Ano
Guilherme Barbosa, Mariana Pinto, Tiago Martins, Leonor Dias, Mariana Ribeiro
Carla Alves
ATIVIDADES A REAGENDAR
Não foi, ainda, possível realizar a visita/mobilidade à Grécia (Atenas), uma vez que esta terá de ser reagendada, para data oportuna, em virtude dos inúmeros condicionamentos “impostos” pela Covid-19. Assim, o projeto eTwinning/Erasmus + foi adiado, por mais seis meses, por forma a possibilitar a sua concretização.
Não foi, também, realizada a exposição pretendida, a ter lugar na Biblioteca da Escola, em articulação com a área disciplinar de Ciências Naturais, alusiva ao Meio Ambiente – Alterações Climáticas/Futuro Sustentável. Esta será, eventualmente, “recuperada” no próximo ano letivo, dada a importância/relevância das temáticas em análise e o envolvimento dos alunos nos trabalhos (já) realizados a este nível. Contará, ainda, de acordo com o inicialmente previsto, com uma palestra subordinada aos temas, a ser conduzida por alguma figura/algum técnico especializado na área.
Carla Alves
TRABALHOS REALIZADOS NO DECORRER DO 2.º PERÍODO
Erasmus +
Relativamente ao projeto Erasmus +, os alunos procederam à recolha/ seleção de informação diversificada, inerente ao Meio Ambiente, e em concreto, focando-se nas Alterações Climáticas/Futuro Sustentável, tendo estas sido compiladas/guardadas para serem, posteriormente, incluídas numa exposição a realizar, na Biblioteca da Escola, no decorrer do 3.º período, estando, também, programada uma palestra (a agendar para esta data e em articulação com a área disciplinar de Ciências Naturais) sobre o tema/questões a ele associadas.
Os alunos realizaram, também, inúmeras entrevistas a alunos/professores e outros atores educativos, no âmbito dos assuntos anteriormente mencionados, tendo estas sido “retratadas” sob a forma de vídeo. Para a realização deste, foi simulada uma manifestação em prol da Defesa do Ambiente, tendo os alunos “representado” o papel de ativistas/ ambientalistas, recorrendo ao uso de cartazes, por eles elaborados (e, nomeadamente os alunos do 7.º A que frequentam este clube, para este efeito e em articulação com o trabalho desenvolvido em Educação Visual (a contemplar no Desfile de Carnaval).
Carla Alves
TRABALHOS REALIZADOS NO DECORRER DO 2.º PERÍODO
eTwinning
No presente período letivo, foram dinamizadas várias atividades por forma ao envolvimento, ativo, dos alunos nos dois projetos em curso neste ano.
Assim, no âmbito do projeto eTwinning, Spread Tolerance Around the World, foram criados diversos logótipos a incluir/publicar no TwinSpace do projeto para a votação/eleição, conjunta, do logótipo a “representar” o mesmo. Esta atividade contou, também, com a colaboração, direta, da turma B do 7.º ano de escolaridade. Foram, ainda, criadas bandas-desenhadas diversificadas, alusivas à temática do Bullying, tendo esta atividade contado com a colaboração, direta, dos alunos das turmas A e B do sétimo ano de escolaridade.
Os trabalhos realizados foram publicados no Twinspace do projeto e serão, posteriormente, inseridos num eBook a criar, contendo uma compilação dos trabalhos realizados pelos diferentes países.
Carla Alves
CHRISTMAS POSTCARDS – eTWINNING PROJECT
Prontos a serem enviados, os nossos postais de Natal foram criados pelos alunos do Clube eTwinning/Erasmus +, conjuntamente com os alunos do 7.ºA e 7.ºB, respetivamente, nossos colaboradores, diretos, em algumas das atividades subjacentes ao projeto eTwinning Spread Tolerance Around the World em curso.
O Twinspace do projeto já se encontra recheado de pequenas-maravilhas natalícias, onde postais de Natal, receitas tradicionais, canções, costumes e tradições, impregnam de vida este, inegável, espaço de fusão intercultural/multicultural.
Aguardamos, expectantes, o encontro online, agendado para o último dia de aulas deste período (17 de dezembro de 2019) para podermos saudar os nossos parceiros europeus e partilhar, pessoalmente/em tempo real, os nossos votos de Natal/Ano Novo com estes.
Aproveitamos para desejar a toda a comunidade educativa um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!
Carla Alves
OS NOSSOS POSTAIS DE NATAL
A MENSAGEM DE NATAL QUE VOS QUEREMOS DEIXAR
Como podemos ajudar a salvar o planeta? – Take 2
WE CANNOT IGNORE THE SIGNS
EARTH IS STRUGGLING TO SURVIVE
THE FUTURE IS NOW
TAKE ACTION
Fight for Nature
Protect Our Planet
Save Our Home
Como podemos ajudar a salvar o planeta? – Take 1
Não podemos ficar indiferentes a esta temática. É urgente a adoção de atitudes e comportamentos que visem a proteção/preservação do meio ambiente.
Aqui vos deixamos os nossos trabalhos mais recentes, os quais fazem parte integrante do projeto eTwinning/Erasmus + em curso no presente ano, visando, desde logo, o fomento da reflexão e o incremento de ações práticas que contribuam para a revolução ecológica tão desejada!
O Futuro é AGORA! AGE!
Juntos, conseguiremos criar as mudanças positivas que nos proporcionarão o alcance de uma vida sustentável!
THINGS WE CAN DO TO PROTECT OUR PLANET
Seek Solutions for Society`s Environmental Choices
Promote Environmental Sustainability
Dia Internacional Da Tolerância
Por forma a comemorar a data, e no âmbito do projeto eTwinning Spread Tolerance Around the World, os alunos do Clube eTwinning/Erasmus +, conjuntamente com os alunos das turmas A e B do 7.º ano de escolaridade (atendendo a que participam, também eles, na dinamização deste projeto, em concreto), procederam à criação de cartazes alusivos aos temas aqui implícitos.
Estes foram, posteriormente, expostos no átrio da escola, a par da sua publicação no Twinspace do projeto, junto dos trabalhos produzidos pelas restantes equipas europeias.
Dada a riqueza dos testemunhos prestados pelo(a)s diferentes alunos/escolas, optamos por incluir, na exposição levada a cabo, uma pequena seleção desses registos.
Aqui vos deixamos o resultado desse trabalho!
Carla Alves
Num mundo onde as desigualdades sociais, a pobreza, a fome, a guerra, a violência generalizada imperam, é, cada vez mais, importante apelar à paz, à cooperação internacional para garantirmos/assegurarmos o respeito pelos Direitos Humanos.
Ser tolerante implica saber aceitar os outros, os seus pontos de vista, as suas religiões, as suas crenças, a sua cultura e as suas tradições; saber ouvir os outros, respeitar as suas diferenças sem ferir as liberdades de cada um.
Exige de nós responsabilidade, empatia, sensibilidade para que, conjuntamente, possamos ajudar a construir um mundo melhor, sem guerras, sem diferenças, onde todos usufruímos dos mesmos direitos, vivendo harmoniosamente em liberdade.
É esta a singela mensagem que vos deixamos, para refletir e, acima de tudo, agir!
Carla Alves
Projeto eTwinning/Erasmus + – Meio Ambiente – 1.ºs Trabalhos
Aproveitando o “arranque” despoletado pelo evento anteriormente realizado (#ErasmusDays2019), o Clube eTwinning/Erasmus + decidiu partilhar, de novo, sob a forma de exposição no átrio da escola, os primeiros trabalhos realizados, no presente ano letivo, pela equipa Portuguesa.
Relembra-se que no decorrer deste 2.º ano de implementação do projeto daremos prioritariamente destaque a assuntos relacionados com a necessidade emergente de preservação do Meio Ambiente (âmbito geral) e, nomeadamente às questões inerentes às alterações climáticas.
Aqui vos deixamos uma pequena seleção dos mesmos, informando que estes serão publicados, de forma periódica, na página oficial do projeto, conjuntamente com os restantes trabalhos criados pelas diferentes equipas europeias.
Visitem-nos! Aguardamos os vossos comentários!
Carla Alves
#ErasmusDays2019
– 10, 11 e 12 de outubro –
No âmbito da celebração do #ErasmusDays2019, que ocorreu durante os dias 10, 11 e 12 de outubro, os alunos do Clube eTwinning/Erasmus + assinalaram a data com a criação de um pequeno vídeo e levaram, ainda, a cabo a realização de uma exposição, no hall da escola, por forma a dar a conhecer alguns dos trabalhos desenvolvidos no Projeto eTwinning/Erasmus + no qual participam no presente ano letivo, pela primeira vez, (sendo este o segundo e último ano da sua dinamização).
Um evento modesto, atendendo a que iniciamos “apenas agora” os nossos primeiros passos neste percurso desafiante, mas que serviu de consciencialização para a inquestionável importância do Programa Erasmus +, possibilitando a toda a comunidade escolar a real perceção das vastíssimas oportunidades que este oferece aos nossos estudantes.
Marcou, também, o “pontapé de saída” desta nova equipa, entusiasta e ávida de novas experiências e aprendizagens, Celebrando a Europa, a cooperação, o trabalho em equipa e colaborativo, a inovação e a criatividade.
Carla Alves
Dia Europeu das Línguas
– 26 de setembro –
O Clube eTwinning/Erasmus+, no âmbito do projeto eTwinning Spread Tolerance Around the World, assinalou a data com a criação/exibição de uma pequena exposição alusiva ao tema, por forma a dar a conhecer a toda a comunidade escolar a importância da aprendizagem das línguas e do fomento/desenvolvimento da competência plurilingue e intercultural.
Assim, a par da breve informação disponibilizada, no átrio da escola, tendo por base os recursos fornecidos pelo site oficial do evento, o clube lançou um desafio a todos os interessados, incentivando-os à participação conjunta/ativa, através do registo (escrito/outro) de uma breve mensagem no placard “Fala comigo!”.
O resultado final da atividade foi dado a conhecer no TwinSpace do projeto, juntando-se às diversas publicações aí partilhadas pelos países integrantes do mesmo, possibilitando aos eTwinners nele envolvidos o contato direto com outras línguas, culturas e tradições, incentivando-se, desde logo, não só à aquisição/ao aprofundamento de competências linguísticas diversificadas, mas também ao incremento da motivação para a aprendizagem das línguas estrangeiras, num ambiente de aprendizagem natural, potenciador da comunicação autêntica e da criação de fortes elos de ligação entre os seus diferentes intervenientes, abrindo portas à aprendizagem intercultural.
Obrigada a todos os participantes!
Carla Alves