Projeto eTwinning/Eramus+

ResponsávelHorário
Carla Alvesterça-feira 16:25-17:55

VOLTAREMOS EM BREVE! FIQUEM ATENTOS!

‘No Man is an Island’
John Donne

Clube eTwinning/Erasmus + 2019/2020

7.º Ano
Ana Barbosa, Beatriz Júnior, Inês Vieira, Lara Carvalho

8.º Ano
Mariana Ramos, Guilherme Pinto, Mariana Miranda, Rodrigo Martins,
Santiago Seoane, Simão Amorim

9.º Ano
Guilherme Barbosa, Mariana Pinto, Tiago Martins, Leonor Dias, Mariana Ribeiro

Carla Alves

ATIVIDADES A REAGENDAR

Não foi, ainda, possível realizar a visita/mobilidade à Grécia (Atenas), uma vez que esta terá de ser reagendada, para data oportuna, em virtude dos inúmeros condicionamentos “impostos” pela Covid-19. Assim, o projeto eTwinning/Erasmus + foi adiado, por mais seis meses, por forma a possibilitar a sua concretização.

Não foi, também, realizada a exposição pretendida, a ter lugar na Biblioteca da Escola, em articulação com a área disciplinar de Ciências Naturais, alusiva ao Meio Ambiente – Alterações Climáticas/Futuro Sustentável. Esta será, eventualmente, “recuperada” no próximo ano letivo, dada a importância/relevância das temáticas em análise e o envolvimento dos alunos nos trabalhos (já) realizados a este nível. Contará, ainda, de acordo com o inicialmente previsto, com uma palestra subordinada aos temas, a ser conduzida por alguma figura/algum técnico especializado na área.

Carla Alves

TRABALHOS REALIZADOS NO DECORRER DO 2.º PERÍODO
Erasmus +

Relativamente ao projeto Erasmus +, os alunos procederam à recolha/ seleção de informação diversificada, inerente ao Meio Ambiente, e em concreto, focando-se nas Alterações Climáticas/Futuro Sustentável, tendo estas sido compiladas/guardadas para serem, posteriormente, incluídas numa exposição a realizar, na Biblioteca da Escola, no decorrer do 3.º período, estando, também, programada uma palestra (a agendar para esta data e em articulação com a área disciplinar de Ciências Naturais) sobre o tema/questões a ele associadas.

Os alunos realizaram, também, inúmeras entrevistas a alunos/professores e outros atores educativos, no âmbito dos assuntos anteriormente mencionados, tendo estas sido “retratadas” sob a forma de vídeo. Para a realização deste, foi simulada uma manifestação em prol da Defesa do Ambiente, tendo os alunos “representado” o papel de ativistas/ ambientalistas, recorrendo ao uso de cartazes, por eles elaborados (e, nomeadamente os alunos do 7.º A que frequentam este clube, para este efeito e em articulação com o trabalho desenvolvido em Educação Visual (a contemplar no Desfile de Carnaval).

Carla Alves

TRABALHOS REALIZADOS NO DECORRER DO 2.º PERÍODO
eTwinning

No presente período letivo, foram dinamizadas várias atividades por forma ao envolvimento, ativo, dos alunos nos dois projetos em curso neste ano.

Assim, no âmbito do projeto eTwinning, Spread Tolerance Around the World, foram criados diversos logótipos a incluir/publicar no TwinSpace do projeto para a votação/eleição, conjunta, do logótipo a “representar” o mesmo. Esta atividade contou, também, com a colaboração, direta, da turma B do 7.º ano de escolaridade. Foram, ainda, criadas bandas-desenhadas diversificadas, alusivas à temática do Bullying, tendo esta atividade contado com a colaboração, direta, dos alunos das turmas A e B do sétimo ano de escolaridade.

Os trabalhos realizados foram publicados no Twinspace do projeto e serão, posteriormente, inseridos num eBook a criar, contendo uma compilação dos trabalhos realizados pelos diferentes países.

Carla Alves

CHRISTMAS POSTCARDS – eTWINNING PROJECT

Prontos a serem enviados, os nossos postais de Natal foram criados pelos alunos do Clube eTwinning/Erasmus +, conjuntamente com os alunos do 7.ºA e 7.ºB, respetivamente, nossos colaboradores, diretos, em algumas das atividades subjacentes ao projeto eTwinning Spread Tolerance Around the World em curso.

O Twinspace do projeto já se encontra recheado de pequenas-maravilhas natalícias, onde postais de Natal, receitas tradicionais, canções, costumes e tradições, impregnam de vida este, inegável, espaço de fusão intercultural/multicultural.

Aguardamos, expectantes, o encontro online, agendado para o último dia de aulas deste período (17 de dezembro de 2019) para podermos saudar os nossos parceiros europeus e partilhar, pessoalmente/em tempo real, os nossos votos de Natal/Ano Novo com estes.

Aproveitamos para desejar a toda a comunidade educativa um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

Carla Alves

OS NOSSOS POSTAIS DE NATAL

A MENSAGEM DE NATAL QUE VOS QUEREMOS DEIXAR

Como podemos ajudar a salvar o planeta? – Take 2 

WE CANNOT IGNORE THE SIGNS

EARTH IS STRUGGLING TO SURVIVE

THE FUTURE IS NOW

TAKE ACTION

Fight for Nature 

Protect Our Planet

Save Our Home

Como podemos ajudar a salvar o planeta? – Take 1

Não podemos ficar indiferentes a esta temática. É urgente a adoção de atitudes e comportamentos que visem a proteção/preservação do meio ambiente.

Aqui vos deixamos os nossos trabalhos mais recentes, os quais fazem parte integrante do projeto eTwinning/Erasmus + em curso no presente ano, visando, desde logo, o fomento da reflexão e o incremento de ações práticas que contribuam para a revolução ecológica tão desejada!

O Futuro é AGORA! AGE!
Juntos, conseguiremos criar as mudanças positivas que nos proporcionarão o alcance de uma vida sustentável!

THINGS WE CAN DO TO PROTECT OUR PLANET

Seek Solutions for Society`s Environmental Choices 

Promote Environmental Sustainability

Dia Internacional Da Tolerância

Por forma a comemorar a data, e no âmbito do projeto eTwinning Spread Tolerance Around the World, os alunos do Clube eTwinning/Erasmus +, conjuntamente com os alunos das turmas A e B do 7.º ano de escolaridade (atendendo a que participam, também eles, na dinamização deste projeto, em concreto), procederam à criação de cartazes alusivos aos temas aqui implícitos.

Estes foram, posteriormente, expostos no átrio da escola, a par da sua publicação no Twinspace do projeto, junto dos trabalhos produzidos pelas restantes equipas europeias.

Dada a riqueza dos testemunhos prestados pelo(a)s diferentes alunos/escolas, optamos por incluir, na exposição levada a cabo, uma pequena seleção desses registos.

Aqui vos deixamos o resultado desse trabalho!

Carla Alves

Num mundo onde as desigualdades sociais, a pobreza, a fome, a guerra, a violência generalizada imperam, é, cada vez mais, importante apelar à paz, à cooperação internacional para garantirmos/assegurarmos o respeito pelos Direitos Humanos.

Ser tolerante implica saber aceitar os outros, os seus pontos de vista, as suas religiões, as suas crenças, a sua cultura e as suas tradições; saber ouvir os outros, respeitar as suas diferenças sem ferir as liberdades de cada um.

Exige de nós responsabilidade, empatia, sensibilidade para que, conjuntamente, possamos ajudar a construir um mundo melhor, sem guerras, sem diferenças, onde todos usufruímos dos mesmos direitos, vivendo harmoniosamente em liberdade.

É esta a singela mensagem que vos deixamos, para refletir e, acima de tudo, agir!

Carla Alves

Projeto eTwinning/Erasmus + – Meio Ambiente – 1.ºs Trabalhos 

Aproveitando o “arranque” despoletado pelo evento anteriormente realizado (#ErasmusDays2019), o Clube eTwinning/Erasmus + decidiu partilhar, de novo, sob a forma de exposição no átrio da escola, os primeiros trabalhos realizados, no presente ano letivo, pela equipa Portuguesa.

Relembra-se que no decorrer deste 2.º ano de implementação do projeto daremos prioritariamente destaque a assuntos relacionados com a necessidade emergente de preservação do Meio Ambiente (âmbito geral) e, nomeadamente às questões inerentes às alterações climáticas.

Aqui vos deixamos uma pequena seleção dos mesmos, informando que estes serão publicados, de forma periódica, na página oficial do projeto, conjuntamente com os restantes trabalhos criados pelas diferentes equipas europeias.

Visitem-nos! Aguardamos os vossos comentários!

Carla Alves

#ErasmusDays2019

– 10, 11 e 12 de outubro –

No âmbito da celebração do #ErasmusDays2019, que ocorreu durante os dias 10, 11 e 12 de outubro, os alunos do Clube eTwinning/Erasmus + assinalaram a data com a criação de um pequeno vídeo e levaram, ainda, a cabo a realização de uma exposição, no hall da escola, por forma a dar a conhecer alguns dos trabalhos desenvolvidos no Projeto eTwinning/Erasmus + no qual participam no presente ano letivo, pela primeira vez, (sendo este o segundo e último ano da sua dinamização).

Um evento modesto, atendendo a que iniciamos “apenas agora” os nossos primeiros passos neste percurso desafiante, mas que serviu de consciencialização para a inquestionável importância do Programa Erasmus +, possibilitando a toda a comunidade escolar a real perceção das vastíssimas oportunidades que este oferece aos nossos estudantes.

Marcou, também, o “pontapé de saída” desta nova equipa, entusiasta e ávida de novas experiências e aprendizagens, Celebrando a Europa, a cooperação, o trabalho em equipa e colaborativo, a inovação e a criatividade.

Carla Alves

Dia Europeu das Línguas

– 26 de setembro –

O Clube eTwinning/Erasmus+, no âmbito do projeto eTwinning Spread Tolerance Around the World, assinalou a data com a criação/exibição de uma pequena exposição alusiva ao tema, por forma a dar a conhecer a toda a comunidade escolar a importância da aprendizagem das línguas e do fomento/desenvolvimento da competência plurilingue e intercultural.

Assim, a par da breve informação disponibilizada, no átrio da escola, tendo por base os recursos fornecidos pelo site oficial do evento, o clube lançou um desafio a todos os interessados, incentivando-os à participação conjunta/ativa, através do registo (escrito/outro) de uma breve mensagem no placard “Fala comigo!”.

O resultado final da atividade foi dado a conhecer no TwinSpace do projeto, juntando-se às diversas publicações aí partilhadas pelos países integrantes do mesmo, possibilitando aos eTwinners nele envolvidos o contato direto com outras línguas, culturas e tradições, incentivando-se, desde logo, não só à aquisição/ao aprofundamento de competências linguísticas diversificadas, mas também ao incremento da motivação para a aprendizagem das línguas estrangeiras, num ambiente de aprendizagem natural, potenciador da comunicação autêntica e da criação de fortes elos de ligação entre os seus diferentes intervenientes, abrindo portas à aprendizagem intercultural.

Obrigada a todos os participantes!
Carla Alves