WEBINAR “DESPLASTIFICA-TE”

Written by AVEF on . Posted in AVEF

A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes. Não obstante o plástico ser muito útil e barato, o que lhe acontece depois de utilizado está a ter um efeito catastrófico no nosso planeta. Como a maioria dos plásticos não é biodegradável, não se decompõem rapidamente, como acontece com a comida ou o papel, em vez disso podem ficar no meio ambiente durante centenas de anos. Atualmente, a poluição por plástico é mais visível na Ásia e na África onde, na generalidade dos países, os sistemas de recolha de resíduos são ineficientes ou inexistentes.

Anualmente, a nível global, 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas, correspondendo cerca de 40% (160 milhões de toneladas ) a plástico descartável, isto é, àquele usado somente uma vez antes de ser descartado.

Acredita-se que mais de 5 mil milhões de pedaços de plástico estejam nos oceanos, 80% vindos de fontes terrestres e os restantes 20% provenientes do transporte marítimo e da indústria pesqueira.

Conscientes do impacto do plástico, tanto na nossa saúde como no nosso planeta, e com o objetivo de alertar os alunos para a responsabilidade de todos no combate a este problema, a área disciplinar de Ciências Naturais propôs à DECOJovem uma abordagem complementar ao trabalho desenvolvido nesta disciplina a nível do 8.º ano de escolaridade.

Esta atividade será dinamizada com o apoio da Junta de Freguesia de Fragoso e decorrerá online, nos dias 16 e 17 de dezembro.

Área disciplinar de Ciências Naturais