Semana da Alimentação
Entre os dias 16 e 20 de outubro, a nossa escola celebrou de forma efusiva a Semana da Alimentação. Este ano, esta efeméride teve como mote “Água é vida, água é alimento”. Foram muitas as atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula. Os alunos do 2.º ciclo fizeram pesquisa sobre a água gasta na produção alimentar e, com essa informação, participaram num vídeo que foi partilhado com toda a comunidade escolar como forma de alertar todos para o facto de que não só a “A água é o nutriente da vida”, como também quando estamos a “Desperdiçar alimento também estamos a Desperdiçar água”. Alguns dos alunos do 3.º ciclo pesquisaram sobre a percentagem de água existente em alimentos; e outros, nas aulas de matemática, utilizaram alguns alimentos para fazer pesagens e cálculos sobre a água existente em cada um. O resultado deste trabalho ficou bem patente numa exposição onde todos puderam ver legumes e frutas com a respetiva quantidade física de água que os compõem. Ao longo da semana, foram partilhados na sala dos alunos vários vídeos educativos que relacionavam a água com a alimentação e até foi possível distribuir o “cartão de cidadão da água” por alguns alunos. Foram também feitas exposições, uma com desenhos de maças feitos pelos alunos do 2.º ciclo, onde também era possível ler os benefícios deste fruto para a saúde, e outra com uma variedade de legumes e frutas, onde se mostravam as suas propriedades nutritivas e algumas sugestões de receitas de culinária.
Na quarta-feira foram partilhados bolos caseiros, confeccionados pelas famílias dos nossos alunos onde legumes e frutas sazonais, como o chuchu, castanha e o espinafre, constituíam o ingrediente principal. Junto de cada doce estava também informação nutricional e benefícios desses alimentos. O objetivo desta atividade consistiu em sensibilizar a comunidade escolar para o conceito da Dieta Mediterrânica, que, como sabemos, promove um padrão de ingestão alimentar baseado na diversidade, nos produtos locais e da época e na predominância de produtos vegetais frescos à mesa.
Foram momentos de valiosa aprendizagem, com a certeza de que este tema continuará a ser trabalhado ao longo do ano, pois cada vez mais se torna urgente inspirar a comunidade escolar para o desenvolvimento de ações efetivas que garantam um futuro para a alimentação, para as pessoas e para o planeta, na certeza que unindo esforços poderemos criar um futuro alimentar mais sustentável para todos!
Departamento de Ciências Exatas e Naturais, Clube É-te Igual e Clube Jovens Promotores de Saúde.