Selo Nacional de Qualidade eTwinning

Written by AVEF on . Posted in AVEF

Atribuído ao projeto All Together Now: Juntos Somos Mais Fortes!

O qual foi dinamizado ao longo do ano letivo de 2020/2021, pelo Clube eTwinning/Erasmus + da escola, tendo como tema central o Desenvolvimento Sustentável e contando com a participação de várias escolas europeias, nomeadamente uma escola Espanhola, uma escola Italiana, uma escola da Croácia e, desde logo, a escola Portuguesa (de Vila de Conde) com a qual criamos/fundamos o projeto.

O projeto contou, também, com a colaboração de vários professores da nossa escola, através das “conexões” estabelecidas, no seio da nossa comunidade escolar, procurando-se “articular” os pressupostos inerentes a este projeto/clube com a(o)s inúmera(o)s atividades didáticas/projetos levados a cabo no agrupamento.

O Selo Nacional de Qualidade é o reconhecimento do “elevado nível das atividades eTwinning” desenvolvidas, sendo, ainda, uma “afirmação pública da dedicação da escola na qualidade e abertura do trabalho colaborativo europeu”. Este é concedido pela Organização Nacional de Apoio (NOS) e rege-se por critérios pré-estabelecidos,  com base na Inovação Pedagógica, na Integração Curricular, na Colaboração entre escolas parceiras, na Utilização das Tecnologias e nos Resultados, impacto e documentação.

Relembramos que a(o) nossa(o) escola/agrupamento havia já obtido 2 Selos Nacionais de Qualidade e 2 Selos Europeus de Qualidade, em 2 projetos distintos, criados e coordenados por nós, e em concreto com os projetos Intercultural Mosaic (ano letivo de 2014/2015) e Generating fYouture/eTwCitizen16 (ano letivo de 2016/2017).

O projeto eTwinning foi lançado em 2005, como a principal ação do Programa de eLearning da Comissão Europeia, fazendo parte, desde janeiro de 2014, do Erasmus+, o Programa Europeu para a Educação, Formação, Juventude e Desporto.

A(o) nossa(o) escola/agrupamento participa ativamente no eTwinning desde 2009.

Obrigada a todos os alunos/professores envolvidos na dinamização deste projeto!

Carla Alves

(Professora responsável pelo Clube eTwinning/Erasmus +)