Receção dos Alunos/Professores Franceses 07 a 10 de Maio de 2019
Projeto eTwinning/Erasmus +
Receção dos Alunos/Professores Franceses
07 a 10 de Maio de 2019
A nossa escola recebeu, pela primeira vez e no âmbito do Projeto eTwinning/Erasmus + em desenvolvimento no presente ano letivo, um grupo de (24) alunos e (3) professores franceses, oriundos de Faverges (região da Alta Saboia).
Esta foi uma experiência única que possibilitou a todos os intervenientes diretos na dinamização das diversas atividades realizadas durante este período o contacto real com as diferentes línguas, culturas e tradições, incrementando-se, desta forma, a motivação para a aprendizagem das línguas estrangeiras, a tomada de consciência da importância intemporal da nossa herança cultural, o desenvolvimento/exploração de competências pessoais e sociais e, desde logo, o estabelecimento de novas amizades, a par da criação do sentimento de pertença à Europa e a interiorização, plena, do conceito de cidadania europeia.
Dança, teatro, jogos tradicionais, criação de pequenos vídeos, entrevistas e debates alusivos aos principais temas implícitos no projeto, dando-se particular relevância aos Direitos Humanos e ao Futuro Sustentável, foram algumas das atividades promovidas, de forma colaborativa, entre as equipas franco-portuguesas, no decorrer destes quatro dias de intenso e enriquecedor trabalho. Curiosidade, entusiasmo, alegria, envolvimento espontâneo dos alunos/professores dinamizadores do projeto, mas também de um leque alargado de atores da comunidade educativa que a nós se quiseram juntar, pautaram esta magnífica experiência! Muito enriquecedora foi, também, a visita de estudo à Cidade de Barcelos (Museu de Olaria, Centro Histórico da cidade + Centro de Interpretação da Cidade e do Galo de Barcelos) e a Viana do Castelo (Museu do Traje, Centro Histórico da Cidade, Navio-Hospital Gil Eannes, Santa Luzia). A semana terminou com um jantar-convívio, na nossa escola, que contou com a ilustre presença do Presidente da Junta de Freguesia de Barcelos, Sr. José Batista, que nos presenteou com uma agradável e inesperada “surpresa” que guardaremos, certamente, com muito orgulho e carinho.
Obrigada a todos os alunos, professores, funcionários que contribuíram, de forma absolutamente excecional, na dinamização conjunta deste evento (do qual se registaram alguns momentos na página oficial do projeto).
A voz dos nossos alunos
“Foram dias interessantes, onde conhecemos novas pessoas, partilhamos hábitos, descobrimos outras culturas e pudemos dar a conhecer um pouquinho de nós e da nossa região! Apesar dos poucos dias e do tempo não ter ajudado, podemos dizer que a “visita” começou, dado o desconhecimento mútuo e as dificuldades linguísticas, “nublada e tímida” para, pelo convívio gerado e juventude reinante, terminar “radiosa e extrovertida”.
Leonor Meneses Dias, n.º 14, 8.º C
“Gostei muito desta experiência, foi muito interessante e divertida que nos fez compreender a importância das línguas e acredito que tenha despertado muita curiosidade num grande número de alunos. Fez-nos perceber as diferenças entre os povos e comprovar que, apesar das nossas línguas, culturas e raças distintas, somos todos humanos, podendo criar amizades fantásticas, com este tipo de projetos, que nos ajudam a aprender a conviver com os outros”.
Diogo Gonçalves, n.º 2, 9.ºC
“Gostei muito desta experiência porque conhecemos pessoas novas. Pessoas simplesmente incríveis, fantásticas, maravilhosas!
Foi, também, uma experiência importante porque adquirimos conhecimentos de forma extraordinária (e divertida)”.
Diogo Nibra, nº. 17, 9.ºA
“Nós desenhamos ideias (pré-concebidas) para as regiões conforme opiniões que ouvimos tornando, assim, por vezes, a nossa opinião sobre a cultura ou sobre a língua diferente da verdade. Inicialmente, a minha ideia sobre “França” era o oposto do que agora penso através desta experiência incrível. Esta atividade do Erasmus+ enriquece os nossos conhecimentos sobre as outras culturas, as nossas amizades e desenvolve a nossa capacidade de falar outras línguas.
Com esta experiência pude conhecer novas pessoas, muito simpáticas, e percebi, um pouco melhor, a cultura francesa. Fiquei com vontade de visitar a França, tal como eles visitaram o nosso país. Infelizmente, durou pouco tempo, mas pretendo voltar a ver os meus novos colegas franceses.
Marta Monteiro, n.°8, 9.ºC
As Professoras,
Carla Alves e Paula Antonione