PROGRAMA PREVINT

Written by AVEF on . Posted in AVEF

PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

O programa PREVINT, proposto pelo Aggression Lab da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e que conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, foi desenvolvido com o propósito de prevenir a ocorrência de comportamentos violentos nas relações interpessoais.
A intervenção sustenta-se em dados de estudos que reforçam o princípio de que, compreendendo o modo como os processos de agressão funcionam (inicialmente de âmbito psicológico, mas que podem avançar para violência física), poderemos aumentar nos indivíduos a capacidade de antecipar e/ou terminar de modo mais rápido e eficaz esses comportamentos, evitando-se assim a sua escalada.
Este ano, pela primeira vez, o AVEF aderiu a este programa, o qual foi dinamizado pela Equipa do PAPES em articulação com o NAAC.

Ao longo de 8 sessões, em contexto de sala de aula, foram trabalhadas as dimensões do surgimento da violência e, também, o ensino de estratégias de reação (adaptativa) a esses mesmos comportamentos. A intervenção foi precedida e sucedida pela recolha de informações online, de modo a analisar-se eventuais problemas/vivências dos alunos e proceder-se à avaliação final para registo do impacto do programa.
A operacionalização das sessões foi conduzida pela psicóloga Ana Afonso e dirigida a três turmas, uma de cada nível do 3.º ciclo do ensino básico, tendo o balanço sido muito positivo.

Face a este cenário, se existirem recursos que possibilitem a implementação deste programa, dar-se-á continuidade à parceria com a UTAD.
Mais informações acerca deste programa em https://www.prevint.pt/.

Equipa do Projeto de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES)