ORIENTAÇÕES PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Written by AVEF on . Posted in AVEF

A alimentação saudável é a base do nosso bem-estar, sendo reconhecida como um fator decisivo para a saúde individual, com influência direta no bem-estar físico, psicológico e social, ao longo de toda a vida.
De acordo com a evidência científica, existe uma relação entre os hábitos alimentares inadequados e o aumento do risco de diabetes tipo 2, hipertensão arterial, determinados tipos de cancro, AVC e doenças coronárias. Importa salientar que, no 2.º inquérito alimentar nacional e de atividade física (IAN-AF), foi estimado que 5,9 milhões de portugueses têm excesso de peso.
Atualmente, com a necessidade de evitar a propagação da COVID-19, a rotina de milhões de pessoas foi interrompida, obrigando-as a passar mais tempo confinadas em casa, o que pode potenciar o sedentarismo e o consumo de alimentos hipercalóricos de má qualidade nutricional.
Em continuidade, a Equipa do Projeto de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES) alerta a comunidade para a necessidade de serem adotados estilos de vida saudáveis, nomeadamente no que se refere aos hábitos alimentares e aproveita para divulgar dois manuais lançados pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da DGS. Um manual apresenta orientações na área da alimentação para a população em geral, o outro manual sugere cuidados alimentares e atividades para as crianças em tempos da COVID-19.
Abaixo é, ainda, apresentado um panfleto com dicas para uma alimentação saudável, elaborado pelo Núcleo de Nutrição da ACES Cávado III – Barcelos/Esposende.

Poderá consultar todos os documentos aqui:

Equipa do Projeto de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES)