Onda Rosa

Written by AVEF on . Posted in AVEF

O mês de outubro é associado, desde a década de 90, à luta contra o cancro da mama, assumindo-se como Mês Rosa. Desde 2014 que a LPCC organiza a “Onda Rosa” na segunda quinzena de outubro, assinalando, assim, duas efemérides:

  • 15 de outubro, Dia Mundial da Saúde da Mama;
  • 30 de outubro, Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama.

O Agrupamento Vertical de Escolas de Fragoso também se associou a esta iniciativa, em parceria com a Biblioteca Municipal e a LPCC, com a realização de atividades que têm como objetivo alertar toda a comunidade para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama.

A investigação científica tem mostrado a relação entre a atividade física e um menor risco de desenvolver cancro da mama. Estima-se que a inatividade física seja responsável por 10 a 16% de todos os casos de cancro da mama, recomendando-se que se invista na atividade física entre 30 a 60 minutos por dia. Por isso destaca-se:

  • no dia 15, às 16h30, a atividade desportiva “Mexe-te pela tua saúde” no pavilhão da EBI Fragoso, aberta a toda a comunidade;
  • no dia 30, às 10h, um momento de dança “Vamos dançar pela nossa saúde”.

Ainda durante esta quinzena a cor rosa dominará os principais espaços das escolas do agrupamento, serão distribuídos lacinhos cor de rosa por toda a comunidade e será realizado o peditório para a LPCC.