MOVIMENTO MUNDIAL DE AULAS AO AR LIVRE

Written by AVEF on . Posted in AVEF

O Dia de Aulas ao Ar Livre é um movimento global criado com o intuito de inspirar e celebrar as brincadeiras e a aprendizagem ao ar livre.
Até à data, mais de 10 milhões de crianças de todo o mundo se juntaram a este evento.
A ideia que deu origem a este movimento surgiu em 2011, quando um grupo de educadores ambientalistas, em Londres, iniciou a discussão sobre o papel das escolas no combate à redução do tempo passado ao ar livre.
Em 2012, aconteceu o 1.º Dia de Aulas ao Ar Livre com a participação de um pequeno número de escolas londrinas. Em 2015, já participaram mais de 600 escolas em 15 países. Após a consulta a dirigentes educativos, especialistas na matéria da aprendizagem e brincadeiras ao ar livre e ONGs à volta do mundo, esta iniciativa tornou-se naquilo que é hoje: um movimento à escala planetária. Em Portugal, a campanha é liderada pelo Movimento Bloom, com o apoio da Associação Nacional dos Professores e da Pumpkin.
Este ano, pela 1.ª vez, o AVEF participa nesta iniciativa global, no âmbito do Projeto de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde, na qual estão inscritos todos os alunos da Educação Pré-escolar e do 1.ºCiclo do Ensino Básico.
Atendendo a que as crianças passam cada vez menos tempo ao ar livre e que isso está a afetar a sua saúde e o seu desenvolvimento, o tempo passado ao ar livre e a brincar – no Dia de Aulas ao Ar Livre e em todos os outros dias – não é somente essencial para as crianças aproveitarem a infância, como ensina competências de vida fundamentais, tais como a resolução de problemas, o trabalho em equipa e a criatividade. Daqui deriva a importância deste tipo de iniciativas.

Departamento do Pré-Escolar /Departamento do 1.ºCiclo / Equipa do PAPES