MAKING OUR SCHOOL GREENER: A LIGHTHOUSE FOR SUSTAINABILITY – PROJETO ERASMUS + 2022/2023
No âmbito deste projeto, no qual participamos no presente ano letivo, enquanto Agrupamento/Escola parceira/de acolhimento, recebemos na escola-sede do Agrupamento, entre os dias 15 e 18 de maio, três professoras de áreas disciplinares distintas (Inglês, Ciências Naturais e Matemática), oriundas do Instituto Francisco Umbral, Ciempozuelos, Madrid, num contexto de Job Shadowing Mobility.
Este permitiu a partilha de boas práticas, servindo o(a) nosso(a) Agrupamento/Escola como um (bom) exemplo a seguir, quer ao nível da criação/dinamização de inúmeras atividades e projetos interdisciplinares/respetiva qualidade (temática em apreço), quer, essencialmente, ao nível da articulação estreita/do trabalho colaborativo realizado entre professores de diferentes áreas disciplinares e clubes.
Assim, foi dado a conhecer o trabalho que temos vindo a desenvolver, privilegiando-se os dois últimos anos letivos, ao nível do Departamento de Ciências Exatas e Naturais; em Cidadania e Desenvolvimento; nos Clubes eTwinning/Erasmus +, Clube É-Te =Igual? e Clube Ciência Viva, estabelecendo-se, também, a articulação com os alunos/professores premiados no Campeonato de Ciência e Escrita Criativa, atendendo a que os temas aí abordados estão, diretamente, relacionados com os tópicos aqui trabalhados.
Foi, também, facultado um encontro/uma reunião informal, na escola-sede, com dois técnicos da Câmera Municipal de Barcelos, da Área Ambiental, que gentilmente acederam ao nosso convite, podendo, desta forma, facultar todas as
informações solicitadas pelas professoras Espanholas, por forma a conhecerem as iniciativas promovidas pelo município nesta área.
Contamos, ainda, com a mestria do professor Jorge Silva, que entusiasticamente promoveu uma “Aula Viva sobre o Rio Neiva”, tendo esta servido para a apresentação da região.
Os alunos do 2.º e 3.º ciclos da escola-sede preencheram um Questionário Online alusivo à preservação/manutenção do espaço escolar e da área envolvente (escola), entre outros.
Agradeço a colaboração/a participação do(a)s professore(a)s Elisa Neiva, Ana Lima (Clube É-Te=Igual?); Armandina Saleiro (Clube Ciência Viva); Jorge Silva, Isabel Forte (Campeonato de Ciência e Escrita Criativa – Projeto DAC); Paula Alves (Educação Inclusiva); Liliana Silva que, conjuntamente comigo, trabalhou, em articulação com os conteúdos programáticos de inglês, alguns dos temas “aqui” abordados (turmas A, B e C – 8.º ano de escolaridade) e aos alunos do Clube de Atualidades, Jornalismo e Fotografia que se disponibilizaram para a realização de uma breve entrevista às três professoras em questão.
Carla Alves
(Professora responsável pelo Clube eTwinning/Erasmus +)