Escola de Fragoso vence Campeonato de Ciência e Escrita Criativa 2023

Written by AEF on . Posted in AEF, Atividades

Na sua terceira edição, a turma do 6.º B da escola de Fragoso venceu o concurso promovido pela Penguin Educação, com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares.

Pelo segundo ano consecutivo, o Agrupamento de Escolas de Fragoso participou no Campeonato de Ciência e Escrita Criativa. Depois de ter conseguido um honroso terceiro lugar na edição do ano transato, apresentaram a concurso, na edição deste ano, textos inéditos todas as turmas do 2.ºciclo e uma turma do 1.º ciclo-F4.
Os alunos embarcaram nas aventuras com o Clube dos Cientistas e a turma do 6.º B com o texto “Os olhos veem…a mente interpreta” venceu esta edição, tendo o 5.º A obtido uma menção honrosa.
O desafio consistiu na leitura de uma obra da coleção e propor uma nova solução para um problema, incluindo a descrição de uma experiência. Na versão vencedora, os heróis tornaram-se uns experts em apicultura e conseguem salvar a Carbono, a cadela que faz parte da família, com o uso do telemóvel e de muito engenho, numa escrita criativa e original, projetando a sua própria interpretação no final de uma história de Maria Francisca Macedo, “Noite de Terror”.
Num verdadeiro trabalho interdisciplinar e colaborativo da responsabilidade dos docentes das disciplinas de Português e Ciências Naturais, Isabel Forte e Jorge Silva, contaram, ainda, com a correção científica do professor Cândido Sá no 6.º B, e as professoras Verónica Lima e Ana Lima foram responsáveis pela versão do 5.ºA.
A originalidade, criatividade e qualidade do texto inédito poderão ser apreciadas por todos, uma vez que a editora faz uma edição especial com o texto vencedor, para além da atribuição de diplomas e prémios.
Num momento em que as escolas se envolvem na recuperação de aprendizagens dos constrangimentos da Covid-19, esta iniciativa insere-se no âmbito do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar e nas medidas do Plano de Recuperação das Aprendizagens 21|23, e contou com a colaboração do “Clube de Ciência Viva”, promovendo competências de leitura e escrita e o gosto pela experimentação científica.
Parabéns a todos pelos trabalhos realizados e, de forma especial, aos vencedores!
Isabel Forte