ESCOLA DE FRAGOSO RECEBE JORGE BRAZ EM EUFORIA

Written by AEF on . Posted in AEF, Atividades, Imprensa

Jorge Braz, Selecionador Nacional de Futsal, e Marcos Antunes, selecionador de Angola, estiveram esta quinta-feira, dia 11 de maio, numa ação no Agrupamento de Escolas de Fragoso, evento que contou também com a participação de Hélder Postiga, antigo jogador de futebol profissional e atual diretor da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), e Manuel Silvestre, presidente da Federação Angolana de Futsal.
O evento enquadrou-se no âmbito do Desporto Escolar do Agrupamento e teve na assistência a equipa feminina de futsal do agrupamento, que alcançou recentemente o 1º lugar da sua série e o 2º lugar na fase de apuramento do campeão da CLDE de Braga, bem como muitos alunos, pais/encarregados de educação e outros elementos da comunidade educativa.
Esta iniciativa pretendeu proporcionar o contacto dos alunos com figuras de referência, representando uma partilha de experiências e, sobretudo, uma forma de afirmar e transmitir os principais valores do desporto, tais como a disciplina, desportivismo, fairplay, paixão, trabalho e ambição.
O encontro teve início com as palavras de boas-vindas, a cargo de um elemento da direção, o professor Octávio Tomás, que agradeceu a recetividade ao convite.
Seguiram-se as palavras dos presentes na mesa, que, depois de elogiarem o trajeto da equipa de futsal do agrupamento, passado em revista através de uma breve apresentação, deram o seu testemunho pessoal e partilharam as suas experiências pessoais e desportivas, sendo unânimes no elogio ao facto de o nosso agrupamento se preocupar em proporcionar às jovens a prática deste desporto, elogiando também o contributo dos pais no apoio e desmistificação do desporto feminino.
Depois deste momento inicial, foi dada a palavra aos presentes, que colocaram muitas perguntas a todos os elementos da mesa, reveladoras da sua curiosidade e entusiasmo.
Para além de ficarmos a conhecer melhor a realidade angolana, as questões dirigiram-se essencialmente a aspetos mais técnicos e desportivos. Mas a ideia que sempre esteve presente em todas as respostas, especialmente dos selecionadores Jorge Braz e Marcos Antunes, foi bem clara: “Sem dedicação, esforço e treino o sucesso não será alcançado” e de que “nada se faz sem sacrifício”, sendo necessário semear para depois colher.
De salientar ainda uma outra ideia do selecionador Jorge Braz: “Escola e desporto não são incompatíveis. Com esforço, com dedicação, tudo se consegue. Vai depender dos objetivos que cada um defina e da forma como se lembram desses objetivos”. Reforçaram ainda a importância da ligação escola-clubes-seleção, salientando a ideia de que, para jogarem, os atletas têm também de ser alunos exemplares (empenhados, dedicados, bem comportados).
Questionados sobre os valores necessários para quem quer praticar desporto, especialmente futsal, tanto Marcos Antunes como Jorge Braz salientaram a importância do esforço, da dedicação, da resiliência, da vontade de se superar, mas também do respeito pelo próprio desporto, pelos adversários, afirmando que também aqui “não vale tudo”.
Para concluir, numa claro incentivo às atletas presentes e num desafio às instituições, Jorge Braz reforçou que se torna necessário “criar um envolvimento para que eles estejam à vontade para fazer o que fazem tão bem; nós temos meninos e meninas que fazem coisas fantásticas no futsal, temos os melhores de mundo, temos é de lhes proporcionar o ambiente adequado para que eles se sintam à vontade e exibam a qualidade que temos no nosso país”.

Prof. José Reis