DIA MUNDIAL DOS OCEANOS – 8 JUNHO

Written by AVEF on . Posted in AVEF

DIA MUNDIAL DOS OCEANOS – 8 JUNHO

O nosso planeta enfrenta uma crise ambiental sem precedentes, com a exploração excessiva dos recursos naturais, o aquecimento global, as chuvas ácidas, a rarefação da camada de ozono, a desflorestação, os níveis preocupantes de poluição ou a contínua perda de espécies – a uma taxa mil vezes maior do que em qualquer outro momento da história – entre outros problemas.
Os oceanos ocupam cerca de dois terços da superfície da Terra e têm um papel essencial nas condições climáticas do planeta e como elemento essencial da biosfera. Não são apenas o habitat de um vasto número de seres vivos, mas também fornecem comida, energia, oxigénio e múltiplos recursos aos seres humanos. São, ainda, responsáveis pela absorção de mais de um quarto do dióxido de carbono libertado pelas atividades humanas. Dada a sua importância, em 2008, na Assembleia Geral das Nações Unidas, foi proclamado o Dia Mundial dos Oceanos, sendo a partir daí celebrado em muitos países. Esta data pretende assinalar a importância dos oceanos na vida quotidiana de todos nós.
O tema de 2020 do Dia Mundial dos Oceanos é a “Inovação para um oceano sustentável” e a celebração deste dia está focada na necessidade de mobilizar cada cidadão no sentido de incentivar os líderes mundiais a definirem medidas, como por exemplo a criação de uma rede de áreas altamente protegidas, e a adotarem ações urgentes que garantam a proteção de, pelo menos, 30% do nosso planeta azul até 2030.
Cada um de nós poderá aderir a este movimento global através da assinatura da petição presente no website https://worldoceansday.org/ através do seguinte link: https://worldoceansday.org/take-action/petition/ Para assinar esta petição, basta inserir o endereço de email (se és aluno do AVEF poderás usar o email institucional), o primeiro e o último nome e o país (Portugal).
Convida os teus familiares e amigos a juntarem-se a esta causa!
Área disciplinar de Ciências Naturais