DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR – 17 DE NOVEMBRO

Written by AVEF on . Posted in AVEF

MALEFÍCIOS DO TABACO

Apesar do conhecimento acerca da COVID-19 ser ainda escasso, os dados atuais evidenciam que as pessoas com idade mais avançada, patologias crónicas respiratórias, cardiovasculares, cancro ou diabetes têm maior risco de desenvolver complicações graves no caso de serem infetadas pelo novo coronavírus.

Segundo a OMS e a DGS, os fumadores têm maior probabilidade de sofrer destas doenças em resultado da exposição ao fumo do tabaco. Além disso, o tabagismo tem um efeito nocivo para o sistema imunitário, tornando os fumadores mais vulneráveis às infeções, incluindo, possivelmente, o novo coronavírus. A agravar isto, no caso de serem infetados poderão apresentar maior risco de sofrer complicações graves. Segundo a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) já há evidência científica que mostra que os fumadores têm maior risco de progressão para doença grave, de internamento em unidade de cuidados intensivos com necessidade de ventilação mecânica e de morte, em comparação com os não-fumadores. Outra questão preocupante para a qual alertou a SPP é o contacto mão-boca realizado repetidamente pelos fumadores, que constitui um modo de transmissão da infeção, assim como o constitui, a partilha de tabaco e dos seus produtos.

A par das patologias referidas, os malefícios do tabaco nomeadamente em adolescentes e jovens são múltiplos, como por exemplo estarem menos aptos fisicamente e apresentarem maior probabilidade de ter dentes amarelos, manchas na pele, aumento de peso, cabelo fraco e quebradiço, pele baça, mau hálito…
Nunca iniciar o consumo de tabaco é a melhor opção para evitar estes e outros efeitos nefastos.
Para um fumador, deixar de fumar é a melhor decisão que pode tomar para melhorar a sua saúde e a saúde dos que o rodeiam. As pessoas que deixam de fumar vivem em média mais 10 anos, quando comparadas com aquelas que continuam a fumar.
Se é um dos 7 em 10 fumadores que quer deixar de fumar, consulte os seguintes documentos: 15 passos para deixar de fumar e consultas de cessação tabágica – ARS Norte. Poderá também obter apoio através do SNS 24 – 808 24 24 24.

Equipa do Projeto de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES) )