DIA MUNDIAL DA TERRA – 22 DE ABRIL

Written by AVEF on . Posted in AVEF

Esta quarta-feira celebra-se o 50.º aniversário do Dia Mundial da Terra.
A data foi criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que decidiu organizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Bárbara, na Califórnia. A população aderiu em massa, tendo mais de 20 milhões de americanos participado nessa manifestação.
A partir dessa data, todos os anos, no dia 22 de abril, milhões de cidadãos em todo o mundo expressam o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra.
No ano do seu 50.º aniversário, a celebração é feita online, devido à pandemia da COVID-19 e consequente Estado de Emergência, que recomenda isolamento social.

Há setores em que a pandemia pode ter tido um papel de desaceleração de hábitos prejudiciais ao ambiente, inclusive os dados da NASA demonstram que as medidas de isolamento implementadas por governos em todo o mundo estão a resultar num decréscimo no nível de poluição mundial e numa melhoria da qualidade do ar. Todavia, os ambientalistas alertam para a falta de cuidado com alguns resíduos, como por exemplo luvas e máscaras. Em várias partes do planeta, estes materiais têm sido atirados para o chão após a sua utilização e encontrados nas ruas, nas praias e até nos oceanos, o que é muito preocupante.
Em Portugal, face às circunstâncias, a Fundação Oceano Azul desafiou dezenas de organizações a adaptarem as suas comemorações deste Dia Mundial à realidade atual. Mais de 40 organizações aderiram a este apelo propondo atividades para fazer em casa. Todas as iniciativas sob o hashthag #EarthDayEmCasa têm lugar online em várias plataformas digitais: Facebook, Instagram ou nos sites das entidades.
Veja o programa em https://www.oceanoazulfoundation.org/pt-pt/news-pt-pt/earthdayemcasa/ e participe na #EarthDayEmCasa.

Área disciplinar de Ciências Naturais