DIA DA HIGIENE DAS MÃOS | 5 DE MAIO

Written by AVEF on . Posted in AVEF

Em 2020, «Salva Vidas: Lava as tuas mãos» (Save lives: Clean Your Hands) dá o mote a esta comemoração, promovida anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
No atual contexto de pandemia, a higiene das mãos tem um papel especialmente relevante para nos mantermos protegidos e protegermos os outros, contribuindo assim para impedir a disseminação da COVID-19.
Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional de Prevenção e Controlo de Infeções e das Resistências aos Antimicrobianos (PPCIRA), pretende enfatizar a higiene das mãos como uma prática essencial à qual se deverá dar continuidade, integrada no conjunto dos cuidados básicos de controlo de uma infeção, tanto neste cenário de pandemia como após a mesma.
Existem duas maneiras de praticar a higiene das mãos: com água e sabão ou por fricção com solução alcoólica. A DGS tem vindo a difundir informação acerca destas duas técnicas.

Técnica de lavagem das mãos com água e sabão – COVID-19/DGS

Com o intuito de continuar a sensibilizar e informar sobre a necessidade de se realizar a higiene correta das mãos, a OMS lançou o desafio #SafeHands, no qual convidou pessoas de todo o mundo a mostrarem como estão a seguir as orientações no que concerne à lavagem adequada das mãos.

Para mais informações poderá consultar:

Equipa do Projeto de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES)