Clube de Programação e Robótica

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Jorge Sequeirosquinta-feira 16:30-18:00

És aluno do 3.º ciclo?

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OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
O Clube estará aberto a todos os alunos, em regime de voluntariado. O Clube está também aberto à colaboração de todos os professores interessados.

Pretende-se:

  • Estimular a autonomia, criatividade e espírito crítico;
  • Promover a interdisciplinaridade;
  • Incentivar o trabalho em equipa;
  • Estimular os alunos no interesse pela execução de atividades experimentais, promovendo a investigação na procura das melhores soluções para um melhor desempenho dos projetos construídos;
  • Promover o estudo e a aplicabilidade de conceitos multidisciplinares, como física, matemática, informática, línguas estrangeiras, entre outras;
  • Impulsionar o pensamento estruturado e algorítmico dos alunos;
  • Incentivar o gosto pela programação e automação;
  • Formar os alunos na utilização de diversas ferramentas informáticas de programação;
  • Privilegiar o desenvolvimento de projetos na área da informática, nomeadamente em linguagens de programação de alto nível;
  • Fomentar o interesse pela Ciência e Tecnologia nas áreas de computação, eletrónica e mecânica para futuras atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico;
  • Estimular alunos e professores a criar atividades e projetos na área da robótica, divulgando seus resultados na comunidade escolar;
  • Motivar para as competições informáticas/robóticas;

ATIVIDADES A DESENVOLVER

As atividades listadas dependem da procura e opção por parte dos alunos inscritos e poderão ser flexibilizadas em função dos interesses manifestados.

  • Usar linguagens de programação visual (Visual Basic, Visual C#, Visual C++, ou outras);
  • Páginas Web dinâmicas com HTML/PHP/MySql;
  • Usar linguagens de programação por blocos (Scratch, Mblock, Ardublock, Lego Mindstorms ou MIT App Inventor);
  • Exploração de sistema Linux/Raspberry Pi;
  • Programação de microcontrolador Arduino, utilizando algumas instruções de linguagens de programação elementares;
  • Conceção e construção de robots: pesquisa e tratamento da informação, design, fabrico de componentes mecânicos, inserção de componentes eletrónicos para controlo de movimento e para processamento de sinais (deteção de objetos, de luz, etc.);
  • Apresentação dos projetos concluídos à comunidade.
  • Participação em eventos/concursos de robótica a definir.