Clube de Programação e Robótica
Responsável | Horário | Website |
Jorge Sequeiros | quinta-feira 16:30-18:00 |
És aluno do 3.º ciclo?
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OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
O Clube estará aberto a todos os alunos, em regime de voluntariado. O Clube está também aberto à colaboração de todos os professores interessados.
Pretende-se:
- Estimular a autonomia, criatividade e espírito crítico;
- Promover a interdisciplinaridade;
- Incentivar o trabalho em equipa;
- Estimular os alunos no interesse pela execução de atividades experimentais, promovendo a investigação na procura das melhores soluções para um melhor desempenho dos projetos construídos;
- Promover o estudo e a aplicabilidade de conceitos multidisciplinares, como física, matemática, informática, línguas estrangeiras, entre outras;
- Impulsionar o pensamento estruturado e algorítmico dos alunos;
- Incentivar o gosto pela programação e automação;
- Formar os alunos na utilização de diversas ferramentas informáticas de programação;
- Privilegiar o desenvolvimento de projetos na área da informática, nomeadamente em linguagens de programação de alto nível;
- Fomentar o interesse pela Ciência e Tecnologia nas áreas de computação, eletrónica e mecânica para futuras atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico;
- Estimular alunos e professores a criar atividades e projetos na área da robótica, divulgando seus resultados na comunidade escolar;
- Motivar para as competições informáticas/robóticas;
ATIVIDADES A DESENVOLVER
As atividades listadas dependem da procura e opção por parte dos alunos inscritos e poderão ser flexibilizadas em função dos interesses manifestados.
- Usar linguagens de programação visual (Visual Basic, Visual C#, Visual C++, ou outras);
- Páginas Web dinâmicas com HTML/PHP/MySql;
- Usar linguagens de programação por blocos (Scratch, Mblock, Ardublock, Lego Mindstorms ou MIT App Inventor);
- Exploração de sistema Linux/Raspberry Pi;
- Programação de microcontrolador Arduino, utilizando algumas instruções de linguagens de programação elementares;
- Conceção e construção de robots: pesquisa e tratamento da informação, design, fabrico de componentes mecânicos, inserção de componentes eletrónicos para controlo de movimento e para processamento de sinais (deteção de objetos, de luz, etc.);
- Apresentação dos projetos concluídos à comunidade.
- Participação em eventos/concursos de robótica a definir.