Opinião: Viver no campo ou na cidade?

Written by AEF on . Posted in AEF

Existem dois tipos de pessoas: as que moram na paz do campo e as que moram na correria da cidade. Ambos os estilos de vida têm vantagens e desvantagens, o que, por sua vez, gera uma pergunta que já todos estamos cansados de ouvir: É melhor viver no campo ou na cidade?

Para mim, o campo será sempre a melhor escolha, apesar de a vida na cidade também parecer tentadora.

Por um lado, está mais do que provado cientificamente que estar exposto diariamente ao ar poluído de uma grande cidade tem consequências péssimas para a nossa saúde. Por essa razão, defendo que a vida campestre é mais saudável, uma vez que, no campo, existem muitas árvores que são capazes de renovar o ar que respiramos. Além disso, também existem menos emissores de poluentes do ar, em comparação com uma cidade, devido ao menor número de habitantes e à ausência de fábricas. Ainda sobre a saúde, considero que a alimentação das pessoas que habitam no campo é muito mais saudável do que a dos habitantes de uma cidade. No campo, devido à forte prática da agricultura e da criação de gado, a alimentação acaba por ser muito baseada na dieta mediterrânica, ao contrário da cidade, onde quase tudo o que é consumido é produto de fábrica, cheio de aditivos que não são de todo saudáveis para o organismo.

Outro aspeto que considero vantajoso no campo é o facto de todos os habitantes se conhecerem entre si. Ao contrário de uma cidade, onde existe tanta gente, o campo é um lugar onde todos se veem como uma grande família, fazendo questão de se cumprimentarem e, às vezes, até param para conversar no meio da rua.

Pessoalmente, o que mais admiro na vida campestre é o sossego e a paz que são impossíveis de obter numa cidade. Desde acordar com o cantar dos pássaros até estar simplesmente sentado num jardim a desfrutar da paisagem, todo o estilo de vida no campo proporciona uma paz inexplicável que contrasta com a correria e a poluição sonora citadina.

Por outro lado, a proximidade entre estabelecimentos não deixa de ser uma vantagem de viver na cidade. Afinal, uma das poucas desvantagens da vida no campo é a necessidade de deslocações longas para visitar determinados estabelecimentos, como, por exemplo, o teatro, o cinema ou centros comerciais.

Concluindo, prefiro o campo à cidade, pelas razões indicadas. Apesar do campo também apresentar algumas desvantagens, eu não trocaria a calma do meio rural por nada.

Afinal, quem trocaria?   

Mariana Passos, 8.ºA

Um presente especial para o Dia da Mãe

Written by AEF on . Posted in AEF

No âmbito das atividades desenvolvidas, ao longo do ano, nas oficinas de Artes e Ofícios (OAO) e Artes Manuais (OAM), as alunas criaram lembranças originais para assinalar o Dia da Mãe, recorrendo à reutilização de materiais e à criatividade.

As peças elaboradas combinam diferentes técnicas e materiais reaproveitados, como papel, trapilho e elementos naturais, dando origem a trabalhos únicos, cheios de cor, dedicação e significado. Para além de celebrar esta data especial, a atividade promoveu valores como a partilha, a expressão artística, a consciência ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Pequenos gestos feitos com carinho, criatividade e respeito pelo ambiente.

Semana da Leitura promove o prazer de ler e une comunidade educativa

Written by AEF on . Posted in AEF, Atividades

Ao longo da primeira semana de maio, o nosso agrupamento celebrou a Semana da Leitura, uma iniciativa dedicada à promoção do gosto pelos livros, pela leitura e pela partilha de histórias.
Foram vários os momentos enriquecedores que envolveram alunos, professores, famílias e toda a comunidade educativa, em contexto de sala de aula, na biblioteca escolar e nas unidades educativas.

A leitura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dos alunos, estimulando a imaginação, a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de comunicação. Ler é abrir portas para novos mundos, descobrir diferentes perspetivas e crescer enquanto cidadão.

Um dos momentos mais especiais da semana foi a Hora do Conto, pelos encarregados de educação do jardim-de-infância de Durrães, que aceitaram o convite para vir à escola partilhar histórias com os alunos. A sua participação tornou estes momentos ainda mais próximos e significativos, fortalecendo os laços entre a família e a escola e mostrando às crianças que a leitura pode e deve fazer parte do quotidiano familiar.

Também as atividades “Eu conto, queres ouvir? “10 minutos a ler” e “Leituras partilhadas” proporcionaram experiências de grande envolvimento e aprendizagem. Alunos de diferentes idades tiveram oportunidade de ler em conjunto, trocar ideias e descobrir o prazer de ouvir e contar histórias.

A meio da semana realizamos um inspirador “Sarau de Poesia”, onde a palavra ganhou vida através da declamação de poemas, da expressão artística e da emoção transmitida pelos participantes. Este momento cultural permitiu valorizar a poesia e despertar nos alunos a sensibilidade para a beleza das palavras.

A Semana da Leitura foi, sem dúvida, uma oportunidade única para recordar que os livros continuam a ser companheiros essenciais no crescimento, na aprendizagem e na construção de sonhos.

A equipa da BE

Dia Mundial da Dança celebrado com talento e criatividade

Written by AEF on . Posted in AEF, Atividades

No passado dia 29 de abril, a nossa escola celebrou o Dia Mundial da Dança com a realização de um animado concurso de dança, que contou com a participação de alunos do 1.º ao 5.º ano de escolaridade.

Ao longo da manhã, foram apresentadas seis atuações, preparadas com grande empenho, criatividade e entusiasmo pelos alunos. Cada atuação trouxe ao palco diferentes estilos e coreografias, proporcionando momentos de muita energia, expressão artística e, acima de tudo, diversão.

O evento contou com a presença de alunos, docentes e não docentes, que apoiaram calorosamente todos os participantes, criando um ambiente de grande envolvimento e celebração.

Mais do que uma competição, este concurso foi uma oportunidade para valorizar o talento, a dedicação e a coragem dos alunos ao subirem ao “palco”. Todos os participantes estão de parabéns pelo excelente desempenho demonstrado.

A iniciativa revelou-se um verdadeiro sucesso, reforçando a importância da dança como forma de expressão e promovendo o convívio e o espírito de grupo entre todos.

A escola agradece a todos os que contribuíram para a realização desta atividade, em especial aos alunos participantes e a todos os envolvidos na sua preparação.