25 DE ABRIL: 50 ANOS DE LIBERDADE
COMEMORAÇÕES AEF
O Agrupamento de Escolas de Fragoso comemorou com ânimo e entusiasmo o meio século “da madrugada que eu esperava / o dia inicial inteiro e limpo / onde emergimos da noite e do silêncio / E livres habitamos a substância do tempo”, como eternizou Sophia de Mello Breyner Andresen.
Na semana da leitura, as turmas dos 2.º e 3.º ciclos leram com entusiasmo poemas em voz alta, pelas salas, relacionados com esta comemoração e foram criados aforismos de Leitura subordinados ao tema “Valores da Liberdade”, em colaboração dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos.
- Apresentação do livro “Lara e a Gaivota”: no dia 22 de abril, na biblioteca escolar, o autor barcelense Fernando Costa apresentou o livro “Lara e a Gaivota” e conversou com os alunos do 2º ciclo sobre a liberdade, partilhando também algumas das suas memórias da ditadura do Estado Novo. Nesta obra de literatura infantil e juvenil, através de um diálogo entre pai e filha, explora-se o conceito de Liberdade, a partir do contexto das memórias de um antigo combatente na guerra colonial em África.
- Cantar a Revolução: no dia 24 de abril, no intervalo do turno da manhã, o átrio foi invadido por militares fardados a rigor, acompanhados por ardinas que anunciavam a Liberdade. Em simultâneo, foram distribuídos cravos pelos presentes. A comunidade escolar entoou a canção “Grândola, Vila Morena!”, tendo Élio Ramos, dando voz a Zeca Afonso.
- Palestra “A Revolução de Abril”: pelas 10h30 deu-se início à palestra intitulada “A Revolução de Abril”, destinada aos alunos do 9.º ano, dinamizada pelo historiador Manuel Albino Penteado Neiva. Foi uma sessão marcada por momentos de sensibilização, partilha e aprendizagem sobre as conquistas de Abril e sobre a Democracia. Os alunos e o palestrante debateram em torno de um conjunto de questões que conduziram à reflexão sobre o exercício da liberdade, com a apresentação de proibições e restrições do Regime.
- Sarau de Poesia – Valores da Liberdade: pelas 20h30, a comunidade educativa foi convidada a participar no Sarau de Poesia “Valores da Liberdade”. Este momento contou com a colaboração de alunos, encarregados de educação e professores que participaram na apresentação do evento, nos momentos musicais, na declamação de poemas (alguns inéditos, da autoria dos nossos alunos) e na leitura expressiva de contos inéditos..
- “À conversa com o meu avô…”: no dia 30 de abril, pelas 14h30, os alunos do 7.º ano e do 9.º B participaram na Tertúlia “À conversa com o meu avô…”, com a presença de Jean Claude Gomes, em que partilhou o seu testemunho sobre a sua ida clandestina até França, durante período da ditadura. Referiu as dificuldades que sentiu até lá chegar, a sua adaptação a um novo país, a necessidade de adotar a nacionalidade francesa para escapar à P. I. D. E., visto que tinha fugido à guerra colonial. Também salientou a ajuda que prestou voluntariamente a muitos portugueses que, mais tarde, também clandestinamente, foram para lá.
Ao longo da semana, os espaços da nossa escola foram embelezados com trabalhos (cartazes, rostos de abril, marcadores, maquetas…) feitos pelos alunos de todos os ciclos de escolaridade. No exterior da escola, foi elaborado pelos alunos do 9.º ano, um mural alusivo a esta comemoração com o lema “50 anos – Liberdade”. Os alunos dos 2.º e 3.º ciclos foram desafiados a pesquisar e recolher testemunhos sobre o período da ditadura e a revolução de 25 de abril de 1974, os quais estão publicados no blogue da biblioteca: https://bibliofragoso.blogspot.com/
Que os valores de abril se cumpram todo o ano!
Dinamização: Área disciplinar de História e Biblioteca Escolar