Recomendações DGS

O NOVO CORONAVÍRUS (2019-nCoV)O novo coronavírus, intitulado 2019-nCoV, foi identificado pela primeira vez a 7 de janeiro de 2020, na Cidade de Wuhan, na China, mas já se encontra disseminado por outros países e continentes. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como uma doença mais grave, por exemplo pneumonia.
Os sintomas reportados por doentes infetados com o Coronavírus são
habitualmente febre, tosse e dificuldade respiratória.
A probabilidade de transmissão nos países europeus é considerada baixa, desde que sejam cumpridas as medidas de prevenção.
Em Portugal, não foram ainda identificados casos desta infeção, contudo atendendo à declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 30 de janeiro de 2020, ao abrigo dos mecanismos do Regulamento Sanitário Internacional, de que a atual infeção com o Coronavírus (2019-n-Cov) constitui uma Emergência de Saúde Pública de âmbito Internacional e ainda por solicitação da Senhora Diretora-Geral da Saúde, informa-se
que:
A Direção-Geral da Saúde (DGS) em estreito alinhamento com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), tem ativado o seu plano de contingência interno.
O Agrupamento de Escolas de Fragoso está atento a esta situação e considerando a importância estratégica da mais ampla partilha de informação, a pedido da Senhora Diretora-Geral dos Estabelecimentos Escolares, divulga para toda a comunidade escolar, algumas recomendações de forma a prevenir a propagação deste vírus.
Para mais informações, consulte os documentos em anexo e o
(https://www.dgs.pt/saude-a-az.aspxv=%3d%3dBAAAAB% 2bLCAAAAAAA szU0AwArk10aBAAAAA%3d%3d#saude-de-a-a-z /coronavirus/2019-ncov) da DGS.
Em caso de dúvida deverá ligar para a linha de apoio Saúde 24 (808 24 24 24).