Clube de Programação e Robótica
Responsável | Horário |
Jorge Sequeiros | terça-feira 16h30-18h00 |
Planificação 22/23
Balanço 2022/2023
O Clube de Programação e Robótica, pelo segundo ano letivo em funcionamento, dinamizado pelo Professor de Informática, Jorge Sequeiros, iniciou a sua divulgação em outubro de 2022 para todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos, logo com dezenas de alunos que entusiasticamente mostraram interesse.
Este Clube tem como objetivos a realização de montagem de circuitos eletrónicos e respetiva programação de projetos de Robótica Criativa e a Exploração da Internet das Coisas (IOT).
Para tal os alunos estudam a implementam projetos com placas programáveis Arduíno e Microbit, placas de ensaio e inúmeros componentes eletrónicos e aparelhos de medição.
O docente dinamizador do clube indica que o balanço é manifestamente positivo, sendo foi possível desenvolver projetos interessantes numa perspetiva interdisciplinar promovendo as tecnologias de apoio ao estudo do STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics).
De salientar que a aquisição de dois Drones Programáveis e uma impressora 3D permitiu o desenvolvimento de novos conhecimentos sobre a utilização dos mesmos em diferentes contextos educativo, estimulando o estudo de programação e registo aéreo de imagem/vídeo e posterior edição.
O Clube veio para ficar, sendo que estão idealizados para o próximo ano letivo mais projetos dentro desta área do conhecimento científico que se assumem uma mais valia para os discentes.
As TIC são uma realidade presente, transversais e imprescindíveis nas competências de qualquer profissional. A escola, como entidade formadora, deve potenciar a aquisição desses conhecimentos, quer por via curricular (ainda que esta seja residual) quer através de ofertas alternativas, promovendo e potenciando a criatividade, a iniciativa e cimentar os conhecimentos técnicos adquiridos pelos alunos em todos os cursos.
Como complemento, a robótica sendo uma das ciências mais desafiantes, permite a fusão de conteúdos e saberes interdisciplinares, através da construção e programação de robots com fins educativos, explorando ideias e atividades do nosso dia-a-dia.
Assim, pretende-se desafiar alunos motivados e com espírito de investigação desde o ensino básico.
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
O Clube estará aberto a todos os alunos, em regime de voluntariado. O Clube está também aberto à colaboração de todos os professores interessados.
Pretende-se:
– Estimular a autonomia, criatividade e espírito crítico;
– Promover a interdisciplinaridade;
– Incentivar o trabalho em equipa;
– Estimular os alunos no interesse pela execução de atividades experimentais, promovendo a investigação na procura das melhores soluções para um melhor desempenho dos projetos construídos;
– Promover o estudo e a aplicabilidade de conceitos multidisciplinares, como física, matemática, informática, línguas estrangeiras, entre outras;
– Impulsionar o pensamento estruturado e algorítmico dos alunos;
– Incentivar o gosto pela programação e automação;
– Formar os alunos na utilização de diversas ferramentas informáticas de programação;
– Privilegiar o desenvolvimento de projetos na área da informática, nomeadamente em linguagens de programação de alto nível;
– Fomentar o interesse pela Ciência e Tecnologia nas áreas de computação, eletrónica e mecânica para futuras atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico;
– Estimular alunos e professores a criar atividades e projetos na área da robótica, divulgando seus resultados na comunidade escolar;
– Motivar para as competições informáticas/robóticas;
ATIVIDADES A DESENVOLVER
As atividades listadas dependem da procura e opção por parte dos alunos inscritos e poderão ser flexibilizadas em função dos interesses manifestados.
– Usar linguagens de programação visual (Visual Basic, Visual C#, Visual C++, ou outras);
– Páginas Web dinâmicas com HTML/PHP/MySql;
– Usar linguagens de programação por blocos (Scratch, Mblock, Ardublock, Lego Mindstorms ou MIT App Inventor);
– Exploração de sistema Linux/Raspberry Pi;
– Programação de microcontrolador Arduino, utilizando algumas instruções de linguagens de programação elementares;
– Conceção e construção de robots: pesquisa e tratamento da informação, design, fabrico de componentes mecânicos, inserção de componentes eletrónicos para controlo de movimento e para processamento de sinais (deteção de objetos, de luz, etc.);
– Apresentação dos projetos concluídos à comunidade.
– Participação em eventos/concursos de robótica a definir.